Mostrar mensagens com a etiqueta Mensagens. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Mensagens. Mostrar todas as mensagens

2009/06/16

isto diz-nos respeito

Isto Diz-me Respeito é um novo movimento e um blogue que convida homossexuais e pessoas solidárias com as vítimas de discriminação por orientação sexual a fotografarem-se com o emblema Isto Diz-me Respeito (fornecido com arco-íris ou a preto-e-branco no sítio indicado no título desta entrada). O Manifesto do movimento é o seguinte:

O movimento Isto Diz-Me Respeito pretende chegar a toda a sociedade civil, através da ligações que têm com os homossexuais, mas também aos homossexuais propriamente ditos.
Mais do que acabar com a discriminação, pretendemos que todos se manifestem em favor dos discriminados, por forma a mostrarmos um panorama social onde as orientações sexuais são manifestamente aceites por todos.
Às mães, aos amigos, aos vizinhos, aos colegas, aos clientes ou aos fãs de um homossexual acreditamos que cumpre o dever de demonstrarem a aceitação e de assumirem, tal como estes, a sua crença nos direitos iguais para todos. Todos devem perceber que a relação que têm também é penalizada pela discriminação.
Queremos motivar todas as pessoas para esta preocupação social, aproximá-las de uma tomada de consciência, de que alguém próximo é discriminado socialmente pela sua orientação sexual.
Aceitamos os outros e temos orgulho. E orgulho é a palavra-chave neste manifesto, apropriada das crescentes manifestações que vêm a acontecer em inúmeras cidades no mundo todo. O nosso discurso é dirigido nesse sentido, com o foco no objectivo final de "aceitar os outros e ter orgulho nisso".
Todos somos o reflexo de cada pessoa discriminada, e isso diz-nos respeito.

Isto diz-nos respeito!

2009/06/15

campanha "no h8"

Como muitos já terão verificado, parece ter havido um ataque ao sítio que aloja as assinaturas dos subscritores do Movimento pela Igualdade (que já eram perto de 7000). Ignoro se esse ataque visava esta petição em particular ou outras que aí se fizessem e se as assinaturas se perderam ou podem ser recuperadas. Parece-me claro que, seja qual for o caso, as assinaturas ressurgirão. Por outro lado, este pequeno contratempo faz pensar numa certa urgência que existe de que o Movimento pela Igualdade adquira visibilidade e peso no curto período de campanha que existe até às legislativas, para que os partidos se confrontem uma vez mais com a questão, para que de novo se posicionem, para que o PS e José Sócrates reiterem a sua promessa de dar acesso a pessoas do mesmo sexo ao casamento civil. Gostaria de ver um só logótipo (já vi pelo menos dois), t-shirts, emblemas, cartazes ou anúncios — que tal abrir um jornal ou uma revista de grande circulação e ver anúncios com fotografias das personalidades-chave que generosamente deram o seu nome a esta campanha, com a frase, por exemplo, "José Saramago subscreve o Movimento pela Igualdade"! Não sei se é viável, se há dinheiro ou vontade, mas, para não perder o impulso do enorme passo que já se deu, seria importante fazer novas acções e não deixar esmorecer a questão. Nos EUA, um fotógrafo de celebridades, Adam Bouska, iniciou uma campanha que consiste em fotografar anónimos e conhecidos com uma t-shirt branca, fita isolante metalizada sobre a boca (simbolizando o silenciamento da voz), e o slogan "NO H8" pintado na cara (não à Preposition 8, que bane o casamento entre pessoas do mesmo sexo e, ao mesmo tempo um fonético "NO HATE" — não ao ódio). A campanha (ligação no título desta entrada), que conta já com mais de 600 fotos de subscritores, é visualmente muito eficaz e já teve a atenção de jornais e televisões. Não há como negar o poder das imagens para seduzir, informar e mobilizar. A exploração dos suportes visuais deveria ser a próxima etapa do Movimento pela Igualdade mas, mesmo tendo já dado a cara, a Ana Zanatti não pode fazer tudo sozinha.

2009/06/11

de mota ou a pé...

Aproximam-se os dias do Pride (o português orgulho continua a confundir muito boa gente): da Marcha do Orgulho em Lisboa no dia 20 de Junho, com o tema «Direcção: Igualdade» e início às 17h30 no Príncipe Real; do popular Arraial Pride, no dia 27 de Junho em Belém a partir das 16h00, com o duplo mote dos 40 anos de Stonewall e 25 sobre a morte do saudoso António Variações; da Marcha do Orgulho no Porto, no dia 11 de Julho e, na mesma data, do Porto Pride, a festa que todos os anos se tem vindo a realizar no Teatro Sá da Bandeira. Por razões que não conheço muito bem e não vou aqui tentar descobrir, a marcha e a festa do Porto têm sido marcadas em anos anteriores por polémicas entre as associações, mas é pena que num país com tão pequeno grau de associativismo e participação cívica LGBT como é o nosso, continuem a existir quezílias entre os diversos grupos associativos e não se consiga simplificar e encontrar mínimos denominadores comuns que a todos sirvam e unem. Há, neste momento, um movimento que pode desempenhar esse papel agregador e mobilizador: é o Movimento pela Igualdade, que tem vindo a recolher assinaturas de apoio ao acesso de pessoas do mesmo sexo ao casamento civil e que conta neste momento com 1000 + 5844 subscritores. Acredito que a existência deste movimento poderá ser importante para, chegada a hora, lembrar ao PS as suas promessas e não permitir que haja desvios do casamento civil para outra forma alternativa de contrato. Por isso, aproveitemos estas semanas de prides e orgulhos para continuar a reunir assinaturas (link na coluna da direita). Uma última nota: por acontecimentos da nossa vida pessoal, a experiência que temos com motas é marcada pela tragédia e por isso pensámos e tardámos nesta divulgação, mas agora aqui vai: o grupo Sai de Mota do Armário tem abertas as inscrições até ao dia 13 de Junho (já depois de amanhã) para os motociclistas que queiram juntar-se ao 1º Desfile de Motas da Marcha do Orgulho LGBT 2009 de Lisboa (ligação no título desta entrada) — participem e sejam responsáveis, seguros e assumidos!

2009/06/08

proibição de virar à direita

A imagem é de Josep M. Llovera, foi encontrada no sítio photo.net e editada por nós. O seu título adequa-se à recomendação que fica no ar neste momento após eleições europeias: «Don't Turn Right»...

2009/05/31

subscrever pela igualdade

Depois de ler, é subscrever (ligação no título):

"A igualdade no acesso ao casamento civil é uma questão de justiça que merece o apoio de todas as pessoas que se opõem à homofobia e à discriminação. Partindo da sociedade civil, a luta pelo acesso ao casamento para casais de pessoas do mesmo sexo em Portugal conta neste momento com um crescente apoio político e social. Nós, cidadãos e cidadãs que acreditamos na igualdade de direitos, de dignidade e reconhecimento para todas e todos nós, para as/os nossas/os familiares, amigas/os, e colegas, juntamos as nossas vozes para manifestarmos o nosso apoio à igualdade.

Exigimos esta mudança necessária, justa e urgente porque sabemos que a actual situação de desigualdade fractura a sociedade entre pessoas incluídas e pessoas excluídas, entre pessoas privilegiadas e pessoas marginalizadas; Porque sabemos que esta alteração legal é uma questão de direitos fundamentais e humanos, e de respeito pela dignidade de todas as pessoas; Porque sabemos que é no reconhecimento pleno da vida conjugal e familiar dos casais do mesmo sexo que se joga o respeito colectivo por todas as pessoas, independentemente da orientação sexual, e pelas famílias com mães e pais LGBT, que já são hoje parte da diversidade da nossa sociedade; Porque sabemos que a igualdade no acesso ao casamento civil por casais do mesmo sexo não afectará nem a liberdade religiosa nem o acesso ao casamento civil por parte de casais de sexo diferente; Porque sabemos que a igualdade nada retira a ninguém, mas antes alarga os mesmos direitos a mais pessoas, acrescentando dignidade, respeito, reconhecimento e liberdade.

Em 2009 celebra-se o 40º aniversário da revolta de Stonewall, data simbólica do início do movimento dos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgéneros. O movimento LGBT trouxe para as democracias - e como antes o haviam feito os movimentos das mulheres e dos/as negros/as - o imperativo da luta contra a discriminação e, especificamente, do reconhecimento da orientação sexual e da identidade de género como categorias segundo as quais ninguém pode ser privilegiado ou discriminado. Hoje esta luta é de toda a cidadania, de todos e todas nós, homens e mulheres que recusamos o preconceito e que desejamos reparar séculos de repressão, violência, sofrimento e dor. O reconhecimento da plena igualdade foi já assegurado em várias democracias, como os Países Baixos, a Bélgica, o Canadá, a Espanha, a África do Sul, a Noruega, a Suécia e em vários estados dos EUA. Entre nós, temos agora uma oportunidade para pôr fim a uma das últimas discriminações injustificadas inscritas na nossa lei. Cabe-nos garantir que Portugal se coloque na linha da frente da luta pelos direitos fundamentais e pela igualdade.

O acesso ao casamento civil por parte de casais do mesmo sexo, em condições de plena igualdade com os casais de sexo diferente, não trará apenas justiça, igualdade e dignidade às vidas de mulheres e de homens LGBT. Dignificará também a nossa democracia e cada um e cada uma de nós enquanto cidadãos e cidadãs solidários/as – e será um passo fundamental na luta contra a discriminação e em direcção à igualdade."

2009/05/17

stop omoh-phobia

A polícia de choque russa OMOH deteve ontem uma manifestação em Moscovo promovida por um grupo de 20 a 30 homossexuais, segundo as notícias. Tratava-se de uma intervenção pública a propósito do IDAHO (International Day Against Homophobia & Transphobia) que se assinala anualmente a 17 de Maio. Curiosamente, quatro dias antes da manifestação de ontem, a baixa de Moscovo terá sido aberta para uma outra manifestação, mas anti-gay. Segundo um comunicado de imprensa de Sergey Tsoy, porta-voz do presidente da câmara moscovita, os organizadores das marchas gay procuram "not only to destroy moral pillars of our society but also deliberately provoke disorder, which would threaten the lives and security of Muscovites and guests of the city", segundo se conta no site do IDAHO. O presidente da câmara não se escusa, inclusivamente, a declarar que os movimentos gay são obra de Satanás.
As televisões de Portugal destacaram ontem as pré-comemorações dos 50 anos da inauguração do Cristo Rei, de Almada, que na verdade se completam hoje. A passagem da Imagem de Nossa Senhora de Fátima por Lisboa foi sem dúvida um extra que mereceu a atenção dos media e da população local, resultando de uma combinação rara e prodigiosa de oportunidade e engenho. É pena nós não sabermos tirar o mesmo partido destes pequenos momentos em que se pode chamar a atenção sobre as nossas causas, sobre os direitos e liberdades que estão ainda por conquistar e mais longe ainda de plenamente usufruir. Se há que mostrar e censurar as atitudes homofóbicas que levaram à intervenção da OMOH em Moscovo, há que mostrar ao mundo e aos portugueses que continuam a não querer ver que não é com avés-marias ou acções anti-satânicas que se resolvem todos os problemas. E muito menos os problemas de todos!



Já agora, não esqueçam de seguir a ligação no título desta entrada para passar 4 minutos e dez segundos com gays de todo o mundo que tiveram a coragem de dar a cara e de gravar uma mensagem universal de orgulho gay. Sim, de orgulho, essa coisa que é o inverso da vergonha! Compreendido?...

2009/04/30

ainda tenho um sonho

Meu amor: como há 22 anos, na primeira noite que passámos juntos, ainda tenho um sonho. O meu sonho, hoje, é dar-te a mão. Dar-ta, de mão na mão, e dar-ta em cerimónia com toda a pompa que sempre na circunstância convém. Como não posso (sabes bem), então simbolicamente toma lá um pé. Não sei se sabes do que é, mas que é bonito lá isso é e a mim pareceu-me muito bem...
O pé só deve chegar amanhã, que ele é pesado e lento, mas a intenção e a promessa fica desde já.

2009/04/05

j.c.

Há muito que tinha já reservado para mim este poema que Mário de Sá-Carneiro deu ao mundo com o título de «Fim», em Paris, no distante ano de 1916. Mas hoje achei que o que aconteceu ontem e soube há poucos minutos justificava dedicá-lo a um amigo especial, desses que nos trazem à memória a alegria culta e inteligente a que nos habituou numa amizade de menos de um ano. Acreditamos que o João Catatau gostaria de nos ouvir a declamar por ele estas palavras, que lhe dedicamos:

Quando eu morrer batam em latas,
Rompam aos berros e aos pinotes
Façam estalar no ar chicotes,
Chamem palhaços e acrobatas.

Que o meu caixão vá sobre um burro
Ajaezado à andaluza:
A um morto nada se recusa,
E eu quero por força ir de burro...

Estejas onde estiveres, obrigado! E continua a fazer-nos felizes.

2009/04/03

contem histórias

Elisabete Rodrigues, socióloga, está a desenvolver um projecto de investigação com Magda Nico, socióloga também, e precisa de ajuda. Nas suas palavras:

Este projecto sociológico tenta desconstruir a ideia de que a forma como os indivíduos se relacionam quotidianamente e na esfera doméstica se esgota na diferença de sexo entre membros do casal.
Para tal, precisamos de entrevistar membros de casais homossexuais (gays e lésbicas) que coabitem há pelo menos um ano e que residam na Área Metropolitana de Lisboa.

As entrevistas serão:
realizadas aos membros do casal separadamente,
no horário e local que lhes seja mais conveniente,
gravadas para efeitos da análise mas, está claro,
completamente anónimas (o nome das pessoas nunca será identificado e o conteúdo integral das entrevistas nunca ficará disponível para fora desta equipa).
Esta pesquisa científica serve apenas interesses académicos (nunca jornalísticos) na área dos estudos da família e do género.

Adiante pedem a ajuda de quem corresponda aos critérios definidos ou, não correspondendo, que passe os contactos a quem julgue que pode corresponder. Eles aqui ficam:

Elisabete Rodrigues
elisabete.rodrigues@iscte.pt
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=232&subarea=todos

Magda Nico
magdalalanda@gmail.com
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=224&subarea=todos

Por outro lado, também Ricardo Lapão nos pede apoio para um projecto que está a desenvolver em conjunto com amigos:

O nosso projecto (http://www.partilhate.com) tem como objectivo publicar um livro com 200 histórias de partilha sobre a homossexualidade que contribua para ajudar a desmistificar os preconceitos que existem na nossa sociedade.
O nosso compromisso é lançar o livro em Junho de 2009 e para tal temos muito trabalho pela frente :)

Diz-nos ainda:

Não sei exactamente de que forma é que vos é possível apoiar esta iniciativa, mas gostava de saber se poderiam:
Ajudar a divulgar o projecto pelos vossos meios
Dar-me algum contacto que considerem que poderia ser uma ajuda para este projecto
Contribuir com algumas histórias vossas

E conclui:

Acredito no poder das histórias, e acho que escrever uma história é também um modo de nos libertarmos nós próprios de medos e preconceitos que tenhamos. Gostávamos muito de ter um livro realmente diverso com contributos o mais heterogéneos possíveis.

Nós, para concluirmos, expressamos gratidão a quem se preocupa connosco e retribuímos desta forma, se mais não poder ser.
A bela imagem é do pintor chileno Claudio Bravo e tem por título «Pintando El Muro».
Há mais alguém que possa dar uma mão?...

2009/03/19

jantar lgbt

No dia 6 de Junho, três semanas antes do Orgulho de 2009, queremos juntar a blogosfera LGBT à mesa. Em Lisboa e num restaurante ainda por definir, que isso vai depender do número de pessoas inscritas. Quem estiver interessado, deve enviar uma mensagem para dev.desintericos@gmail.com com o nome, nick e endereço do blogue. As inscrições estão abertas até dia 6 de Maio, altura em que eu ou o Max iremos enviar mensagens de correio a todos os interessados para confirmar presenças. Quem nessa altura não responder, será excluído da lista de inscritos. E a orientação sexual das pessoas é indiferente: basta que tenham um blogue onde tenham vindo a defender a igualdade de direitos. Comentadores e simpatizantes são, muito naturalmente, bem vindos!!

A declaração de intenções vem do blogue Devaneios LGBT, que passa desde já para o "quadro de honra" no painel lateral do gayfield. É mais um convite a ser tido em conta...

2009/03/13

verde é...

Pugo e Pioio (do blogue Troca & Tintas) convidaram-nos para um jantar de convívio no Porto, a 2 de Maio:

Amigas Bloguistas, em conversa com as amigas Estrelaminha e Recuperação, surgiu a ideia de um jantar convívio com todas as pessoas que nos acompanham com mais ou menos assiduidade, que se manifestam ou não nos comentários, ou seja juntar, toda a gente boa que faz parte da blogosfera.
A data proposta é dia 02 de Maio e o local seria algures no Porto ou arredores.
Como não poderia deixar de ser, aceitamos sugestões.
Não hesitem em contactar-nos através do email troca_tintas@yahoo.com
Contamos convosco para um encontro bloguista!!!

Mas também o fizeram o Zé e o Paulo (do blogue Felizes Juntos) e o Pinguim (do WhyNotNow) para um jantar em Lisboa, uma semana depois, a 9 de Maio:

Tal como há um ano atrás, aqui vimos para, em conjunto com o Pinguim, te convidarmos para jantarmos felizes juntos no dia 9 de Maio.
Falta revelar o local (Lisboa) e a hora, coisa que faremos mais próximo da data, bem como o modo de nos comunicares que podemos contar contigo.
A antecedência é mesmo para ires reservando na tua agenda a noite desse dia.
O convite é especialmente dirigido a tod@s os que nos seguem, às mulheres, aos novos, aos velhos, aos assim-assim...
E aos que têm reservas e se escudam numa suposta timidez, repetimos: não precisas de ter blogue, de pertencer a determinado partido {com ou sem setas ou rosas}, género ♀ ♂ (basta que tenhas um), religião † ≈ ‡ (desde que não queiras converter nenhum de nós), cor ☻☺ ou orientação sexual (o que é isso?).
O que queremos mesmo é contar contigo, ok!

Ou, escrito por outras palavras (as do Pinguim) :

A exemplo do ano passado, numa iniciativa conjunta com o Zé e o Paulo, do “Felizes Juntos”, vamos organizar o jantar dos bloguistas.
No ano transacto, esta iniciativa foi um enorme êxito e pese embora a crise, tudo fará supor que esse êxito se repetirá e quem sabe até se possa superar a presença dos 40 participantes de então; principalmente no sector feminino, estou certo disso.
Ainda é cedo, e por ora apenas anunciamos a data, que será a 9 de Maio, em Lisboa, em local a ser divulgado mais tarde; a razão de tão grande antecedência, dois meses, serve apenas para que tod@s possam programar as vossas vidas com tempo, principalmente quem vive fora de Lisboa. Claro que o jantar está aberto a todos os bloguistas e acompanhantes e comentadores sem blogs; na devida altura serão dados os prazos para as inscrições bem como outros detalhes.

No gayfield, nós ainda não temos resposta para os desafios, mas admitimos que todos são convites apetecíveis. Tal como a maçã ainda verde que colhemos com metade de um poema íntimo no blogue de um outro amigo, o Maurice:

Somos brisa e tempestade,
Gota e mar imenso; somos
O sol e a sombra, o princípio e o fim.
Somos conhecimento, roubado
No momento em que os lábios permutam
Aromas de maçã.
Que venha o juízo! Sem medo
Nos amamos e somos
O que quisermos, e onde estivermos
Será paraíso.

2009/03/12

cadaqués

Lorca visitou Dalí em Cadaqués em 1927... Decidido está já que nós visitaremos Cadaqués e a sua região no Verão de 2009.

2009/02/27

é pena!

Acabo de saber pelo blogue Actas do pequeno almoço que a revista Com'Out acabou! Se fosse outra a origem da informação certamente teria levantado sérias dúvidas mas vinda de Daniel Skråmestø, colaborador recente da revista, fiquei sem saber o que pensar e não sosseguei sem obter a confirmação de mais alguém. Mas infelizmente tive-a de imediato: liguei para a redacção da revista e deram a notícia como verdadeira e disseram-me que do lado de lá não irá haver gente para dar explicações por muito mais tempo.
Como escreveu o Daniel e nós repetimos bem alto: é pena!

2009/02/20

lembrando gisberta

Faz agora três anos que morreu a Gisberta e para o assinalar o Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto (GRIP) da associação ILGA Portugal organiza o debate «Lembrando Gisberta: Identidade de Género e Cidadania», que tem lugar no Clube Literário do Porto, sábado dia 21, a partir das 15h30. Estarão na mesa o psicólogo, investigador e activista LGBT independente Dr. Nuno Carneiro, o interno de psiquiatria do Hospital de Júlio de Matos Dr. João Tavares, o advogado estagiário Dr. Ricardo F. Diogo e a representante do GRIP Luísa Reis, além da moderadora Drª Salomé Coelho, doutoranda em Estudos Feministas.
O comunicado do GRIP acrescenta ainda:

Em Fevereiro de 2006, Gisberta Salce Júnior foi encontrada morta numa obra abandonada no coração do Porto. Era mulher, transexual, e excluída.
Foi insultada, humilhada, agredida e violentada ao longo de vários dias, e finalmente atirada para um poço onde morreu afogada. Os responsáveis foram um grupo de 14 adolescentes entre os 12 e 16 anos de idade. A maioria deles estava ao cuidado da mesma instituição de acolhimento de menores tutelada pela Igreja Católica.
Exposto o caso, os responsáveis pela morte de Gisberta foram julgados no Tribunal de Família do Porto. A sentença considerou que ela não tinha sido vítima de homicídio, antes o seu cadáver – ainda vivo – ocultado; o motivo não foi determinado, mas o tribunal excluiu a possibilidade de se tratar de transfobia. Afirmou também que o que se tinha passado tinha sido 'uma brincadeira de mau-gosto que correu mal'.
Gisberta nunca foi reconhecida como mulher pelo Estado português, e foi essa mesma falta de reconhecimento que não a deixou ser cidadã. A sua morte bárbara foi o ponto final que pôs a descoberto a exclusão sobre a qual foi forçada a construir toda a sua vida.
Três anos depois, nada mudou: o estado português continua a recusar-se a reconhecer a identidade e cidadania das pessoas transexuais, e nenhum partido apresentou qualquer proposta de Lei de Identidade de Género.
Cabe a nós, aos cidadãos e à sociedade civil, denunciar a mais extrema forma de violação dos direitos humanos – a supressão da própria identidade e cidadania – e exigir a mudança.
Dia 21 de Fevereiro, às 15:30h, juntem-se a nós – para que não nos esqueçamos, e para que nunca mais façam Gisbertas de qualquer um de nós!

2009/02/14

os namorados

Os "namorados" Bonnie e Clyde vistos por Gino Ginelli, com banda-sonora de Serge Gainbourg (é para pôr a tocar aí ao lado, que a mostra é temporária, depois é fazer clique na imagem e afastar-se para a ver melhor), dedicado a todos os namorados da Terra, mesmo os que não se portam "bem"... Com um grande beijo especialíssimo para o meu grande Amor!

2009/01/11

sem calças '09 lisboa

Ontem aconteceu o «Sem Calças! '09 Lisboa».
Do que se trata? De uma iniciativa que já aconteceu noutros anos e noutros lugares e que desafia as pessoas mais atrevidas a tirar as calças em público, mas sem tirar o ar mais natural do mundo, fazendo de conta que nada de especial se passa. O «No Pants!» aconteceu pela primeira vez em 2002, no Metro de Nova Iorque, e ontem foi a primeira tentativa (bem sucedida) entre nós. A concentração final teve lugar pelas 15 horas, na zona de Telheiras, no jardim ao lado da estação do Metro. Organizou-a a ImprovLisboa, que tem mais informação disponível através do link no título. Segundo a edição online do jornal Público terão aparecido por lá cerca de 40 pessoas. Nada mau, a julgar pela apelativa imagem que o próprio jornal divulgou.
Queremos mais para o ano, e no Porto também!

2009/01/08

do you know?

No blogue avanti!, o Miguel apresenta-nos o engraçado Gary Adam (em cima, à direita) e perguntava "Do you know Gary Adam?". A nossa ignorância não era absoluta, porque de imediato nos fez pensar num clone juvenil do pintor David Hockney (o outro, claro). Do Gary nada mais conseguimos saber — alguém nos saberá esclarecer? Do David pintor sabemos muito, mas o muito que sabemos é e será sempre ainda muito pouco. Parabéns ao Miguel, pelo blogue.

2008/12/27

um café com amizade

A capa é do nº 9, mas o texto é de um anúncio da marca BICAFÉ no 10 (número de Dezembro) da revista UmCafé. Saboreiem-no e que nos sirva de reflexão neste final de ano:

Um professor diante da sua turma, sem dizer uma palavra, pegou num frasco grande e vazio de maionese e começou a enchê-lo com bolas de golfe.
A seguir perguntou aos estudantes se o frasco estava cheio. Todos estiveram de acordo em dizer que "sim". O professor pegou então numa caixa de fósforos e deitou-a dentro do frasco de maionese. Os fósforos preencheram os espaços vazios entre as bolas de golfe. O professor voltou a perguntar aos alunos se o frasco estava cheio, e eles voltaram a responder que "Sim". Logo, o professor pegou numa caixa de areia e despejou-a dentro do frasco. Obviamente que a areia encheu todos os espaços vazios e o professor questionou novamente se o frasco estava cheio. Os alunos responderam-lhe com um "Sim" retumbante.
O professor, em seguida, adicionou duas chávenas de café ao conteúdo do frasco que preencheram todos os espaços vazios entre a areia. Os estudantes riram-se nessa ocasião. Quando os risos terminaram, o professor comentou:
"Quero que percebam que este frasco é a vida. As bolas de golfe são as coisas importantes: a família, os filhos, a saúde, a alegria, os amigos, as coisas que vos apaixonam! São coisas que, mesmo que perdêssemos tudo o resto, manteriam a nossa vida ainda cheia. Os fósforos representam outros elementos importantes da nossa vida tais como o trabalho, a casa, o carro, etc. A areia é tudo o resto, são as pequenas coisas. Se primeiro colocamos a areia no frasco, não haverá espaço para os fósforos, nem para as bolas de golfe. O mesmo ocorre com a vida. Se gastarmos todo o nosso tempo e energia nas coisas pequenas, nunca teremos lugar para as coisas que realmente são importantes. Prestem atenção às coisas que realmente importam. Estabeleçam as vossas prioridades e, o resto, é só areia."
Um dos estudantes levantou a mão e perguntou: "Então e o que representa o café?"
O professor sorriu e disse: "Ainda bem que perguntas! Isso é só para vos mostrar que, por mais ocupada que a vossa vida possa parecer, há sempre lugar para tomar um café com um amigo".

2008/12/22

natal feliz

Os presépios podem ser um dos mais belos símbolos do Natal. Este, da marca italiana Alessi, é um dos mais interessantes que se encontram de momento no mercado. É bonito, simples, bem proporcionado, e agrada tanto aos graúdos como aos miúdos. É até, certamente, um bom investimento a médio ou longo prazo, desde que se goste dele como algo que queremos junto a nós, ano após ano. «Presepe», desenhado pela L.P.W.K. Design e Massimo Giacon, existe assim com o estábulo em branco, mas também em vermelho. Gostos aqui nem se discutem e ambos nos fascinam. Mede 16x13 cm por 13,5 de altura. Se calhar estão já a pensar que ele é feito de plástico, mas não: é todinho de porcelana, purinha como deveríamos desejar. Encontram-no pela ligação no título, se o quiserem. A todos vós, nós queremos desejar-vos um Natal Feliz e uma novo ano repleto de agradáveis momentos.

2008/10/25

22

Diante de mim essoutro, o belo...
E assim eu me senti atraído por ti
quase sem pecado, querendo só ficar ao teu lado
e entregar-me para sempre. Entreguei-me.

Adiante todo este tempo, neste momento
revejo o quanto te quero e desejo, ou
o quanto mais exijo para ti e para mim, por fim
a num sermos dois agora e aqui, ali e depois.