Pois (lembram-se?): há um mês estávamos a preparar-nos para o nosso casamento, marcado e realizado às 3 da tarde. É quase chegada a hora, portanto, para se dizer que hoje é dia do 1º "mensário" (aniversário de mês) do nosso casamento.A brincadeira à volta do termo surgiu na noite de ontem, mas a curiosidade persistiu a par da dúvida. Hoje consultaram-se os dicionários e outras fontes que poderiam ajudar-nos, mas não parece haver respostas evidentes – o termo é usado por uns quantos, na internet, mas isso, só por si, não lhe dá o direito de ser levado a sério. Mais sério é o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, fonte a que muitas vezes recorremos para polir o nosso português, que nos diz claramente:
mensário
(latim mensis, -is, mês + -ário)
s. m.
Periódico que sai uma vez por mês.
O que não é o caso, pois entre "periódico que sai uma vez por mês" e "período que acontece uma vez por mês" vai uma grande diferença, ainda que algumas almas possam não a perceber!
A quem percebe mais destas coisas, deixo então a questão:
– Existe um termo mais adequado para definir "o dia em que se completa um mês ou meses que certo acontecimento se deu"?
Espero pelas vossas teorias e, sobretudo, pelas respostas mais esclarecidas.


























