Andámos à procura de um carro novo. E já o encontrámos, ainda que só nos seja entregue lá mais para o final do mês, de acordo com as previsões. Foi uma escolha ponderada, que teve em conta o preço, o design, o desempenho mecânico, a qualidade, o conforto e a versatilidade cidade-estrada, acima de outros valores. Durante algumas semanas fomos recolhendo dados, analisando ensaios, fazendo comparações, visitando stands e conduzindo uma ou outra viatura de testes, até tomar a decisão. Está tomada e é irreversível, mas houve uma possibilidade completamente diferente da nossa opção que nos fez reconhecer mais uma vez o valor da criatividade e a vantagem de quem anda pelo menos um passo à frente do resto do mundo: nem mais, nem menos, do que o norueguês Think City, um automóvel eléctrico de reduzida dimensão que já chegou às 2500 unidades produzidas na fábrica de Oslo e que até ao final do ano vai passar a ser comercializado também nos Estados Unidos da América, a partir de uma fábrica em Elkhart (Indiana). Esta coisinha engraçada tem força suficiente para alcançar os 110 km por hora e uma autonomia máxima de 160 km. Depois é só ligar à tomada pelo menos um par de horas, para poder seguir viagem...
2010/11/14
think city
Andámos à procura de um carro novo. E já o encontrámos, ainda que só nos seja entregue lá mais para o final do mês, de acordo com as previsões. Foi uma escolha ponderada, que teve em conta o preço, o design, o desempenho mecânico, a qualidade, o conforto e a versatilidade cidade-estrada, acima de outros valores. Durante algumas semanas fomos recolhendo dados, analisando ensaios, fazendo comparações, visitando stands e conduzindo uma ou outra viatura de testes, até tomar a decisão. Está tomada e é irreversível, mas houve uma possibilidade completamente diferente da nossa opção que nos fez reconhecer mais uma vez o valor da criatividade e a vantagem de quem anda pelo menos um passo à frente do resto do mundo: nem mais, nem menos, do que o norueguês Think City, um automóvel eléctrico de reduzida dimensão que já chegou às 2500 unidades produzidas na fábrica de Oslo e que até ao final do ano vai passar a ser comercializado também nos Estados Unidos da América, a partir de uma fábrica em Elkhart (Indiana). Esta coisinha engraçada tem força suficiente para alcançar os 110 km por hora e uma autonomia máxima de 160 km. Depois é só ligar à tomada pelo menos um par de horas, para poder seguir viagem...
2010/11/04
mensário
Pois (lembram-se?): há um mês estávamos a preparar-nos para o nosso casamento, marcado e realizado às 3 da tarde. É quase chegada a hora, portanto, para se dizer que hoje é dia do 1º "mensário" (aniversário de mês) do nosso casamento.A brincadeira à volta do termo surgiu na noite de ontem, mas a curiosidade persistiu a par da dúvida. Hoje consultaram-se os dicionários e outras fontes que poderiam ajudar-nos, mas não parece haver respostas evidentes – o termo é usado por uns quantos, na internet, mas isso, só por si, não lhe dá o direito de ser levado a sério. Mais sério é o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, fonte a que muitas vezes recorremos para polir o nosso português, que nos diz claramente:
mensário
(latim mensis, -is, mês + -ário)
s. m.
Periódico que sai uma vez por mês.
O que não é o caso, pois entre "periódico que sai uma vez por mês" e "período que acontece uma vez por mês" vai uma grande diferença, ainda que algumas almas possam não a perceber!
A quem percebe mais destas coisas, deixo então a questão:
– Existe um termo mais adequado para definir "o dia em que se completa um mês ou meses que certo acontecimento se deu"?
Espero pelas vossas teorias e, sobretudo, pelas respostas mais esclarecidas.
2010/11/01
recado (aos que já partiram)
a cada esquina de luz possas recolher
alimento suficiente para a tua morte
vai até onde ninguém te possa falar
ou reconhecer – vai por esse campo
de crateras extintas – vai por essa porta
de água tão vasta quanto a noite
deixa a árvore das cassiopeias cobrir-te
e as loucas aveias que o ácido enferrujou
erguerem-se na vertigem do voo – deixa
que o outono traga os pássaros e as abelhas
para pernoitarem na doçura
do teu breve coração – ouve-me
que o dia te seja limpo
e para lá da pele constrói o arco de sal
a morada eterna – o mar por onde fugirá
o etéreo visitante desta noite
não esqueças o navio carregado de lumes
de desejos em poeira – não esqueças o ouro
o marfim – os sessenta comprimidos letais
ao pequeno-almoço
[Poema «Recado», de Al Berto, na página 181 da antologia «Vigílias», organizada por José Agostinho Baptista para a editora Assírio & Alvim, Lisboa, 2004. A imagem foi encontrada na net, não estando identificada.]
2010/10/22
be stupid
2010/10/19
telepatia
Este é um desenho de Ana Madureira, que está na montra do Passos Manuel. TELL vem do inglês "dizer", do Guilherme Tell ou do que se quiser (dizer)… TELL é um desafio lançado a vários artistas – fazer uma criação para o escuro – e o público é convidado a (não) ver. (Não) ver cada artista custa 1 euro. 1 artista = 1 euro, portanto (ou por tão pouco!). Terão os artistas alguma coisa para dizer no escuro? E o público, terá ele medo de permanecer no escuro? Amanhã se saberá, após as 22h, no Porto do Passos Manuel, com as artes de Joana Craveiro, Cláudia Galhós, Chullage, Elisa Santos, João Martins, Sérgio Brás d'Almeida e de... Lara Li! Ainda que coincida na data do 5º aniversário deste blogue, ninguém nos soube dizer se terá sido, é ou vai ser... «Telepatia»:Telepatia / Silêncio, Calma / Feitiçaria / Da tua alma
Passo a passo / Sem ter medo / Abrimos, soltámos / O nosso segredo
E a sorrir / Devorámos o mundo / Num abraço / Tão profundo
Telepatia...
2010/10/15
pisionarios
"Pisionarios" ("piso" = andar) são "personas que se adelantan a su tiempo y deciden comprar su vivienda ahora con Mediterranean". Mediterranean é o departamento imobiliário da Caja Mediterrâneo, que não tem qualquer complexo em tratar todos os casais como devem ser tratados: num anúncio, que encontrámos na imprensa gay espanhola, diz-se "Por fin he conocido al hombre que me hace feliz y tengo la seguridad de que ahora vamos a encontrar la casa de nuestra vida." Afinal vivermos todos num mundo mais feliz é tão simples, não é?! É só querermos!!!
2010/10/12
cristiano de beber
2010/10/08
alessi, pw01
Lorenzo Piccione, de Pianogrillo, é um produtor siciliano de azeite. Como muitos antes dele, Piccione tem observado o crescimento do interesse pelo azeite de qualidade, mas foi ele quem se deu conta que não havia um utensílio que permitisse ao especialista a degustação desse néctar. Foi por isso que ele concebeu um objecto sem precedentes, que a marca italiana Alessi acarinhou e produziu: o provador pessoal de azeite. Foi produzido pela primeira vez em 2007, em aço inoxidável 18/10, polido com acabamento espelhado. Mede 17,5x7,5 cm, com a altura máxima de 6,3 cm. À ideia original de Lorenzo Piccione di Pianogrillo juntou-se o labor de Köbi Wiesendanger, para criar um prato semelhante a uma folha de oliveira, sobre o qual assenta a peça principal, idêntica a uma azeitona atravessada por um palito, com capacidade para 5,3 cl do precioso ouro da terra. Para além da função que motivou a sua criação, este provador pessoal pode ser partilhado para aplicar um fio de azeite sobre fatias de pão saloio (é só uma possibilidade), para desenhar laços de néctar num prato mais elaborado, ou como complemento de mesa para acrescentar o generoso lubrificante a um prato de bacalhau (ou de um outro petisco mais excepcional). E também fica bem vazio, só como objecto decorativo. Nome de código da Alessi: PW01. Veredicto final: aprovado com distinção!
2010/10/06
o nosso casamento
Na Conservatória, a troca das alianças de casamento
Ao final do dia, a chegada à Pousada de Santa Maria do Bouro
A arte e a história suprimiam o silêncio do tempo
Já à mesa do restaurante, onde tudo é belo e requintado
O ambiente de um convento, nos mais pequenos detalhes
Uma outra perspectiva do restaurante
O serviço atencioso, pronto e extremamente simpático
Após o jantar, fizemos um pequeno passeio nocturno ao ar livre
Do laranjal seguimos à descoberta de outros encantos do edifício
Depois fomos experimentar em pleno as comodidades da vida de casados
Entre a bruma da manhã surgiu esta vista da janela do nosso quarto
E a vista era naturalmente bela, em qualquer das direcções
Mais não se poderia esperar, quando se esperou quase tudo...
As "namoradeiras" eram afinal postos solitários de contemplação
Ao início da manhã já nos preparavamos para a partida, que não tardava
Um último passeio pela pousada, logo após o pequeno-almoço
Mais um recanto aconchegante, ao ar livre mas protegido do exterior
O mesmo espaço sereno, numa outra perspectiva
A chaminé da grande cozinha e o espelho de água adjacente
E a piscina que o outono não nos deixou usufruir, desta vez!...
(PS – Mais logo, ou depois, vamos voltar para responder aos comentários a que ainda não respondemos. Entretanto já corrigimos a colocação das fotografias, sendo agora possível vê-las com a dimensão de 800x600 pixeis.)






















