Fica algures, no sul de Espanha, na Costa da Luz, bem perto de Vejer de la Frontera, onde estaremos daqui por uns tempos. Por agora colecionam-se imagens (como a que está em cima, da autoria de Chris P Dunn) e constroem-se sonhos. Fazem-se planos e desfazem-se também, quando nem todos os detalhes se ajustam: tudo bem em Vejer, onde já temos a estadia marcada e o sol vai brilhar para as suas flores e para nós; tudo bem na paragem que faremos à ida, que desde hoje ficou confirmada; menos bem na paragem que faremos no regresso, uma vez que a oferta e a disponibilidade são bem mais escassas um pouco abaixo do Tejo, não muito longe da velha fronteira. Do lado de cá, afinal, a procura de um lugar ao sol ainda ultrapassa a oferta disponível no mercado... Enquanto nos for possível!
2011/04/04
prefacio para un viaje en andalucía (cuatro)
Fica algures, no sul de Espanha, na Costa da Luz, bem perto de Vejer de la Frontera, onde estaremos daqui por uns tempos. Por agora colecionam-se imagens (como a que está em cima, da autoria de Chris P Dunn) e constroem-se sonhos. Fazem-se planos e desfazem-se também, quando nem todos os detalhes se ajustam: tudo bem em Vejer, onde já temos a estadia marcada e o sol vai brilhar para as suas flores e para nós; tudo bem na paragem que faremos à ida, que desde hoje ficou confirmada; menos bem na paragem que faremos no regresso, uma vez que a oferta e a disponibilidade são bem mais escassas um pouco abaixo do Tejo, não muito longe da velha fronteira. Do lado de cá, afinal, a procura de um lugar ao sol ainda ultrapassa a oferta disponível no mercado... Enquanto nos for possível!
2011/03/30
morreu ângelo de sousa
2011/03/28
a nossa vitória
Parabéns ao arquitecto, que é do Porto, de Portugal e do mundo e que se acabou de saber ter vencido The Pritzker Architecture Prize 2011, que muito dizem ser equivalente a um Nobel da Arquitectura. O sítio oficial do prémio ainda não anunciou os laureados para este ano e a informação disponível foi avançada por fonte especializada, entretanto já confirmada pelo atelier do arquitecto português. Chama-se Eduardo Souto de Moura e a vitória dele é também a nossa vitória!
2011/03/24
e agora, as coisas boas...
Não é a primeira vez que a IKEA faz publicidade orientada para o público gay. Desta vez foi em Itália, com o anúncio que se mostra. A IKEA Catania reitera: "Nós estamos abertos a todas as famílias. Connosco todos vão sentir-se em casa. O que nós queremos fazer é tornar a vida mais fácil para todos. O que nós queremos fazer é facilitar a vida de todos, de cada família, cada casal, sejam quem forem."A campanha talvez tivesse a intenção de apelar directamente a este tipo de casais e de famílias (como habitualmente o faz com as famílias tradicionais), mas também despertou reacções homófobas na imprensa conservadora. Já os movimentos associativos de luta pela igualdade de direitos LGBT louvaram a campanha, uma vez que promove a igualdade, a visibilidade e a normalidade.
Por cá continuamos a apelar à IKEA que se manifeste!
2011/03/23
ai se ele cai
é cá uma pastilha que ninguém se levanta mais do chão.
Solta uma chuva radioactiva
que até molha o coração.
Ai se ele cai... ai se ele cai abre um buracão,
levanta uma poeira miudinha que tira a tosse da garganta
e rebenta com o pulmão.
E é que se ele cai
não haverá segunda vez nem p'ra mim, nem p'ra ti,
nem pró Papa, nem pró cão.
É qu'aonde ele cai
abre um buracão.
E s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão,
é que s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão.
Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova (Vila Nova) d'Ourém,
no Minnesota, Vladivostok,
em Tripoli ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe,
em Faro ou nas ilhas Faröe.
Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova de Ourém,
e na Sorbonne, no Minnesota,
Valladolid ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe.
... E tentar a reconstrução
é ter que aturar outra vez o velho Abraão,
os hippies e a fêmea do cro-magnon,
o neo-realismo e o teimoso Tamerlão,
os tratados de balística e o próprio Gengis Cão.
Solta uma chuva radioactiva
que até molha o coração.
Ai se ele cai... ai se ele cai abre um buracão,
levanta uma poeira miudinha que tira a tosse da garganta
e rebenta com o pulmão.
E é que se ele cai
não haverá segunda vez nem p'ra mim, nem p'ra ti,
nem pró Papa, nem pró cão.
É qu'aonde ele cai
abre um buracão.
E s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão,
é que s'ele cai nunca mais há ninguém p'ra meter num caixão.
Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova (Vila Nova) d'Ourém,
no Minnesota, Vladivostok,
em Tripoli ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe,
em Faro ou nas ilhas Faröe.
Em Tokyo, em Monpracem, no Connecticut,
em Vila Nova de Ourém,
e na Sorbonne, no Minnesota,
Valladolid ou aqui,
ou nas ilhas ou nas ilhas Faröe.
... E tentar a reconstrução
é ter que aturar outra vez o velho Abraão,
os hippies e a fêmea do cro-magnon,
o neo-realismo e o teimoso Tamerlão,
os tratados de balística e o próprio Gengis Cão.
Letra de «Pershingópolis», do álbum «Defeitos Especiais», dos GNR, tema que pode ser ouvido pela ligação no título da entrada. A letra, de 1984, talvez tenha hoje um contexto (político) que lhe possibilita uma leitura diferente...
2011/03/22
prefacio para un viaje en andalucía (tres)
A foto (encontrada aqui) é da praia El Palmar, a que fica mais perto de Vejer de la Frontera (o nosso próximo e ainda distante destino de férias) e onde deveremos passar algum tempo. Ao lado (temporariamente), um vídeo mostra como as populações a procuram proteger dos grandes interesses económicos, das agressões cegamente capitalistas. Porque há valores que são mais importantes do que outros...
2011/03/21
o meu poema
Existe um verso em branco e sem medida
Um corpo que respira, um céu aberto
Janela debruçada para a vida.
No teu poema existe a dor calada lá no fundo
O passo da coragem em casa escura
E, aberta, uma varanda para o mundo.
Existe a noite
O riso e a voz refeita à luz do dia
A festa da Senhora da Agonia
E o cansaço
Do corpo que adormece em cama fria.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe o grito e o eco da metralha
A dor que sei de cor mas não recito
E os sonos inquietos de quem falha.
No teu poema
Existe um canto, chão alentejano
A rua e o pregão de uma varina
E um barco assoprado a todo o pano.
Existe um rio
O canto em vozes juntas, vozes certas
Canção de uma só letra
E um só destino a embarcar
No cais da nova nau das descobertas.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo o mais que ainda me escapa
E um verso em branco à espera de futuro.
Um corpo que respira, um céu aberto
Janela debruçada para a vida.
No teu poema existe a dor calada lá no fundo
O passo da coragem em casa escura
E, aberta, uma varanda para o mundo.
Existe a noite
O riso e a voz refeita à luz do dia
A festa da Senhora da Agonia
E o cansaço
Do corpo que adormece em cama fria.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe o grito e o eco da metralha
A dor que sei de cor mas não recito
E os sonos inquietos de quem falha.
No teu poema
Existe um canto, chão alentejano
A rua e o pregão de uma varina
E um barco assoprado a todo o pano.
Existe um rio
O canto em vozes juntas, vozes certas
Canção de uma só letra
E um só destino a embarcar
No cais da nova nau das descobertas.
Existe um rio
A sina de quem nasce fraco ou forte
O risco, a raiva e a luta de quem cai
Ou que resiste
Que vence ou adormece antes da morte.
No teu poema
Existe a esperança acesa atrás do muro
Existe tudo o mais que ainda me escapa
E um verso em branco à espera de futuro.
Da parceria de Carlos do Carmo (voz), José Luís Tinoco (letra e música) e José Calvário (orquestração) nasceu «No Teu Poema», tal como se apresentou em 1976 ao Festival RTP da Canção. Nesse ano, os apresentadores foram Ana Zanatti, Eládio Clímaco e António Vitorino de Almeida e «O Teu Poema» ficou apenas com o honroso 3º lugar. Mais honras se façam. E hoje, dia em que tantos falam poesia, que este seja o meu poema!
2011/03/20
nina
2011/03/17
prefacio para un viaje en andalucía (dos)
Granada e Málaga estarão já de fora nos nossos planos andaluzes? Talvez! Apesar de Lorca e Picasso continuarem presentes nos costumes e na paisagem de Vejer de la Frontera e da sua região.
2011/03/13
prefacio para un viaje en andalucía (uno)
Granada, Huerta de San Vicente Nº 6¡Ay voz secreta del amor oscuro!
¡ay balido sin lanas! ¡ay herida!
¡ay aguja de hiel, camelia hundida!
¡ay corriente sin mar, ciudad sin muro!
¡Ay noche inmensa de perfil seguro,
montaña celestial de angustia erguida!
¡Ay perro en corazón, voz perseguida,
silencio sin confín, lirio maduro!
Huye de mí, caliente voz de hielo,
no me quieras perder en la maleza
donde sin fruto gimen carne y cielo.
¡Deja el duro marfil de mi cabeza,
apiádate de mí, ¡rompe mi duelo!,
¡que soy amor, que soy naturaleza!
[Imagem e poema como primeiro momento de um prefácio longo para uma viagem por terras andaluzas. Começando (ou não) em Granada, o poema é «¡Ay Voz Secreta Del Amor Oscuro!», de Federico García Lorca, que vem na página 68 do livro «Amor Obscuro», em edição da Hiena Editora, Lisboa, 1992, com tradução paralela de António Moura. A bela imagem foi encontrada na net, e está assinada por Landahlauts.]
2011/02/25
2011/02/18
livrai-nos do mel
A 24 (que é a próxima quinta-feira) volta a haver leitura, à noite, no Teatro do Campo Alegre. Será mais uma sessão das «Quintas de Leitura» portuenses, desta vez em sessão única com escolhas poéticas do poeta, também cantor, Rui Reininho.O mote da noite será «...e livrai-nos do mel», talvez porque o néctar que nos "envenenará" será colhido nos universos poéticos de Alexandre O’Neill, António Botto, Boris Vian, Carles Riba i Bracons, Diane di Prima, E.M. de Melo e Castro, Jacques Prévert, José Carlos Ary dos Santos e Pier Paolo Pasolini, não se tendo referido todos os autores.
Debaixo dos projectores, ao lado de Reininho, estarão a declamar Adriana Faria, Teresa Coutinho e Filipa Leal, mas ainda intervirá Filomena Cautela que irá conversar com o convidado e ler alguns poemas, havendo imagens de Luís Tobias. Depois virá a música, em parcerias com Armando Teixeira, a Companhia das Índias, Carl Minnemann, Rui Azul e Rui Cenoura. O rei Reininho é excêntrico e nessa noite também irá chamar junto de si o Moto Clube do Porto e os Alunos de Apolo.
A imagem que se mostra acima é de uma colagem de Ricardo Pádua sobre fotografia de Pedro Lobo. Ao vivo, como será?
2011/02/14
2011/02/11
um salto ao futuro
Que querem? Entre um computador que tardou em ser reparado (aquele com que costumava passar mais horas a trabalhar e onde ia deixando um ou outro pensamento), um carro novo que tardou a chegar (mas que finalmente chegou e nos deixou bastante radiantes), os amigos que tardamos a reencontrar (porque estávamos sempre a adiar os encontros e, agora, é um ver se te avias quando estamos os dois disponíveis para combinar encontros) e, até, porque a planificação das férias já começou e isso vai exigindo aprofundamento de opções (com carro novo, neste ano é mesmo para viajar pela estrada fora, quase como o Jack Kerouac, não até Tânger mas também não andaremos muito longe de lá). E o que mais calha...Calhava bem agora, por exemplo, meter pés à estrada e dar um salto ao futuro para ver, em Guimarães, o bairro social da Senhora da Conceição, que a estilista espanhola e marquesa Ágatha Ruiz de la Prada y Sentmenat vai em breve "vestir" à sua custa (ver imagem e ligação no título acima, ou ao lado no filme temporário). Eu já gostava de algumas das coisas desenhadas pela distinta senhora, tanto que até as comprei algumas vezes nas suas lojas para presentear a minha pequena sobrinha, que agora é teenager e que também as apreciava, para seu e meu contentamento.
Por isso, e pela Capital Europeia da Cultura que Guimarães será em 2012, o castelo do velho Conquistador que nos pôs a todos a falar português será de novo um destino nos nossos planos. Se não antes, pelo menos no próximo ano.
2011/01/29
flor de laranjeira
Diz o dezanove – espaço de notícias e cultura LGBT em português – que Jorge Nuno Sá (na foto) terá contraído hoje casamento e que este terá sido "o primeiro casamento conhecido de um político português com uma pessoa do mesmo sexo". Conta-nos também que "o ex-presidente da JSD é actualmente conselheiro do PSD e foi, aliás, o único membro do Conselho Nacional do partido a votar contra o apoio à recandidatura de Cavaco Silva a Belém." Jorge Nuno Sá foi eleito deputado pelo círculo de Viana do Castelo, exercendo o cargo de 2002 a 2005 e, "em termos profissionais, exerce agora actividade no sector privado." Para os noivos só poderemos expressar os nossos votos de muitas e longas felicidades conjugais.
2011/01/25
quem discorda, afinal?
O Público diz que as "empresas rejeitam a criação de um fundo para financiar despedimentos" e que os "salários podem cair por causa das novas regras das indemnizações". Mais do mesmo, portanto, agora para o sector privado e para aqueles que sempre foram os que ganharam menos, até para os padrões de Portugal (os do sector público).Mesmo assim, são sábias as palavras de João Proença (da União Geral de Trabalhadores, UGT) a propósito do modelo espanhol defendido na Comissão Permanente de Concertação Social para justificar as medidas:
"Se nos derem o salário espanhol, aceitamos de imediato a proposta do Governo!" – tal dito merece destaque, ó ai se não merece!
E quem discorda, afinal? Os patrões e o(s) Governo(s), certamente. Mas será que só podemos ser espanhóis (ou europeus) numas coisas (as que mais lhes convêm), mas noutras não?!...
2011/01/19
presidenciais
Esta campanha para as presidenciais é a mais vergonhosa de que tenho memória: não se discute nada de importante; defende-se as capacidades especiais em economia e finanças de um Presidente que não as soube utilizar adequadamente nem num passado remoto, nem no recente; usa-se e abusa-se da demagogia e defende-se o "mal menor" (a vitória de Cavaco Silva na primeira volta), até porque "o País não poderia com os encargos de uma segunda" (foi o próprio Presidente-candidato que o disse, embora por palavras apenas semelhantes). Depois disso só nos falta propor que o cargo de Presidente seja vitalício!...Mas Cavaco não serve para Presidente. Mais do mesmo é algo de que já nos fartámos, desde o seu tempo de Primeiro-Ministro. Como é que podemos ser tão cegos? Como é que não conseguimos ousar exigir mais do que nos foi prometido e sempre adiado?
Para fazer crescer Portugal é necessário mudar. Mudar de alguma forma, mas mudar! É necessário corrigir o que está mal. É necessário pensar no bem de todos. Com Cavaco tenho a certeza que teremos mais do mesmo, o que não é nada bom! Por isso é importante ir votar, nem que seja só para dizer que queremos outra política e outro futuro para Portugal, para os portugueses, para nós próprios e para os que nos seguirão. Que queremos desenvolvimento económico e social, trabalho, vencimentos justos, equivalência salarial entre os sectores público e privado (nunca ninguém se lembra disso, pois não?) e, mais importante (chamem-nos radicais), o fim da pobreza em Portugal (sobre isso muito ainda se escreveria).
É importante votar e votar bem, neste domingo: a abstenção, votos em branco ou nulos favorecem todos por igual e, a partir daí, dão mais hipóteses a quem menos desejaríamos (re)ver como Presidente. Por isso, para tirar os indecisos da indecisão, recomenda-se a leitura do «Dossier Presidenciais: os candidatos e as questões LGBT», que está disponível no sítio da ILGA-Portugal, com ligação directa a partir do título desta entrada. Não queremos votar num candidato que não está certo das suas convicções, ou cujas convicções em matérias LGBT vão contra nós. Ou quereremos?...
2011/01/14
o criminoso da moda
Com tanta expressão de solidariedade com Renato Seabra, como que a pretender desculpar o homicídio de Carlos Castro, um certo povo (conservador e homofóbico, vê-se bem) está a provocar a generalidade dos homossexuais e a desafiar a sociedade e, por vezes, talvez até a própria Lei. Além de que provoca uma reacção que faz da vítima (sim, da vítima) um mártir que todos dispensaríamos... Sem mais delongas, num momento que deveria ser de isenção e de respeito, mas também de reflexão e de rigor, eu abuso da bondade de um escritor amigo ao permitir-me (sem prévia autorização) reescrever na íntegra um dos seus poemas mais recentes, lido em livro de 2010, que me parecia adequar-se ao caso. Assinou-o José António Almeida em «Obsessão», obra que a &etc editou. Debaixo do título «O Criminoso da Moda», na página 21, ele escreveu assim:O criminoso não é
a soldadesca de Hitler
agora, o criminoso
da moda seduz: à cama
leva nos braços a vítima,
ameaça a céu aberto
sob o sol primaveril.
Primeiro beija, de Judas
aperfeiçoou a técnica
do cânone, truques novos
tem também de malas-artes.
Lança minhoca, sorri
como quem coita não quer,
tudo faz de olhos cerrados
– só depois os cães açula.
Este poema é precedido de uma citação do escritor italiano Primo Levi (1919-1987): "Ogni tempo ha il suo fascismo". Que nos sirva de conclusão, triste porém! Outras obras de José António Almeida podem ser encontradas nas melhores livrarias, sugerindo-se à partida o seu trabalho de reflexão «O Casamento Sempre Foi Gay e Nunca Triste»(&etc, 2009). Quanto ao suspeito do crime, que justiça se faça. E, mesmo que se faça, a Justiça nunca será suficiente para fazer "rewind" e tornar os acontecimentos em não acontecidos. Lamentavelmente!
2011/01/13
foram 277, os casamentos gay
Segundo fonte oficial do Ministério da Justiça, citada online pelo Jornal de Notícias (ligação acima), apenas 1% de todos os casamentos realizados em Portugal no ano de 2010 corresponde a casamentos entre pessoas do mesmo sexo.O período considerado vai de 1 de Janeiro a 31 de Dezembro, muito embora o diploma que legalizou o casamento entre dois homens ou duas mulheres só tenha entrado em vigor no final do primeiro semestre, a 7 de Junho. O Jornal de Notícias contabiliza um total de 30.286 casamentos em Portugal, das quais 277 (cerca de 1%) foram entre pessoas do mesmo sexo, destacando-se Braga que casou 4 pessoas, o Porto que casou 32 (2 fomos nós!), Vila Nova de Gaia que casou 12, Coimbra que casou 6, Lisboa que casou 152, Beja também apesar de só ter casado 2 e ainda Faro que casou 12.
Mesmo que não haja um crescimento exponencial da procura ao longo de 2011, tudo leva a crer que em Portugal os casamentos entre pessoas do mesmo sexo, ao longo do ano civil completo, deverão atingir pelo menos os 2%.
(A imagem mostrada é do artista Jules Julien, que tem blogue em julesjulien.tumblr.com, e que surrealistamente se intitula «J’ai épousé deux fois la même femme».)
2011/01/11
o desejado
Quereria escrever sobre o malogrado Carlos Castro ou o seu "protegido" Renato Seabra, mas não consigo sentir mais do que pena e imenso pasmo, que me ata a vontade de ir mais além. Quereria escrever sobre o filho do Cristiano Ronaldo, de que tanto se fala, sobre a mãe do filho ou o próprio pai, mas continuo apanhado pela novela e sem nada para fazer crescer o que se diz. No embalo, poderia escrever sobre o digníssimo e honroso título conquistado hoje por José Mourinho, como se isso fosse tirar Portugal da ruína, mas não consigo fantasiar assim tanto, quanto quase cada um de vós. Já agora, se os desejos contam, quereria saber pelos jornais que a Madeira rumava finalmente livre para um outro destino, ou que a nova pequena do muito apreciado e considerado manda-chuva do Porto, que poderia ser pai dela, entrava em parafuso e se punha a ameaçar exorcizar os vírus heterossexuais do seu "protector", só para vermos o que é que o povo dizia. Mas isto são meras fantasias sobre realidades, tudo o resto é um imenso vazio. Por isso, continuamos todos à espera do nosso sempre belo D. Sebastião.(A imagem veio da galeria dos Uffizi, em Florença, Itália.)
Subscrever:
Mensagens (Atom)


