2011/05/18

como os alemães

"Não se trata só de não contrair dívidas. Em países como a Grécia, Espanha e Portugal, as pessoas não devem poder ir para a reforma mais cedo do que na Alemanha", afirmou a chanceler num comício partidário na terça-feira à noite, em Meschede (na Renânia) ler o artigo completo no Público, disponível através da ligação neste título.
Muito preocupada connosco, Angela Merkel lembrou-se desta e das nossas férias também "Todos temos de fazer um esforço, isso é importante, não podemos ter a mesmo moeda, e uns terem muitas férias e outros poucas", disse ainda mas esqueceu-se que gregos, espanhóis e portugueses também querem trabalhar, ganhar e viver como os alemães!

2011/05/17

dia mundial de luta contra a homofobia e transfobia

A história faz-se com exemplos e com lutas - hoje, todos os dias, sempre!

2011/05/14

2011/05/06

2011/05/02

prefacio para un viaje en andalucía (cinco)

A Andaluzia num retrato da Espanha evocada pelo realizador Carlos Saura,
a partir da suite «Iberia», do compositor Isaac Albéniz.

2011/04/30

braga, 1987

Já nos conhecíamos desde Outubro, mas foi quase meio ano depois, no final do último dia de Abril de há 24 anos, que partimos do Porto para Braga, de comboio, onde passaríamos um par de dias juntos. Da velha estação seguimos a pé para a casa de um recente amigo (gay), que nos esperava. Pouco depois de chegarmos, e de lhe ter apresentado o Gonçalo, anunciou-nos que ia passar a noite a casa da sua mãe, deixando-nos a chave e entregues a nós próprios até ao final da manhã seguinte.
Desse fim-de-semana muito curto, de uma noite só, com os detalhes já quase apagados da memória, permaneceu indelével um encontro inesperado e espontâneo de dois corações, que se deitaram lado-a-lado e entre si comunicaram expressivamente (como é sabido que os corações o sabem fazer). É certo que na manhã seguinte já tínhamos estabelecido votos de fidelidade entre nós e hoje, quase 25 anos passados, voltamos a fazer-vos eco desse momento, desse compromisso, não só porque nos sentimos muito felizes mas, também, porque esperamos que o nosso exemplo possa inspirar muitos mais.

Agora só para o meu amor: não sei se te ofereça uma sucessão de beijos ou um beijo infindo mas, de uma ou outra forma, na proximidade ou na distância, o meu coração continua intensamente ligado ao teu, como no primeiro dia... ***

2011/04/25

patchwork

25 Abril 2011 e depois?...

2011/04/22

ninhos e ovinhos

Para uns, a Páscoa começou mais cedo (ontem, quinta-feira). Para outros, apenas começará mais tarde (no próximo domingo). Mas para nós, o tempo é já de ninhos e de ovinhos. Quando combinam bem!

2011/04/19

a arte de negar a arte


Em Évora, no fórum da Fundação Eugénio de Almeida, está a decorrer desde ontem e até 12 de Junho a exposição «Duchamp: A Arte de Negar a Arte», dedicada a Marcel Duchamp, artista relacionado com as vanguardas da primeira metade do século XX, que foi um dos maiores impulsionadores do movimento que deu lugar ao Dadaísmo.
O movimento Dadá teve início em Zurique, na Suíça, em 1915, nos tempos conturbados da primeira Grande Guerra. Na sua formação estiveram, além de Marcel Duchamp, filósofos, escritores e artistas plásticos como Tristan Tzara, Hugo Ball e Hans Arp. Estes pensadores e artistas encontravam-se regularmente no clube nocturno Cabaret Voltaire, onde mostravam a sua arte. Entre os maiores propósitos do movimento dadaísta estava a ruptura dos artistas com os conceitos tradicionais de arte, valorizando a liberdade individual sem restrições, o happening (o acontecimento espontâneo) e, até, a anti-arte.
«Duchamp: A Arte de Negar a Arte» mostra 46 obras diversas do artista de origem francesa (1887-1968), incluindo algumas das suas mais famosas peças, como é o caso da «Fonte», criada em 1917 a partir da manipulação e recontextualização de um urinol.

2011/04/12

exploradores

Foi a 12 de Abril de 1961: o pioneirismo na exploração do espaço pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (poderia ter posto apenas URSS, mas muitos talvez não soubessem o significado da sigla) levou Iuri Gagarin a tornar-se no primeiro ser humano a viajar fora da Terra. Deu uma volta inteira ao planeta dentro da sua nave espacial e proferiu uma exclamação que já todos nós nos esquecemos que foi sua - "a Terra é azul!"
Hoje apetece-me sonhar como terá sido para esse homem encontrar-se sobre o azul celeste e voltar para nos contar. Ou deslumbrar-me, ainda, com a imagem de um outro explorador que também voltou e nos mostrou algo tão belo como o que acima se vê. Na galeria de bmiersma há muitas fotos extraordinárias, mas a da casa com a montanha por cima (até parece que foi lá colocada) é a que mais me fascina eu imagino-me a deitar a cabeça à janela, olhar bem para o alto e, por mais estranho que pareça, a dizer ao mundo "o céu é castanho!"
Às vezes, a verdade mostra-se nas cores que menos poderíamos esperar...