2011/06/07

dia do cavaquistão

"Cavaco Silva vai condecorar no Dia de Portugal a antiga ministra das finanças e antiga líder do PSD Manuela Ferreira Leite com Grã-Cruz da Ordem de Cristo."

prefacio para un viaje en andalucía (siete)

Há uns tempos, por causa do local que escolhemos para a nossa Lua de Mel, o amigo Paulo (o Paulo é o Paulo, os habituais já sabem qual) fez-nos saber que a editora Taschen tinha lançado o primeiro volume de uma nova monografia sobre hotéis, assinada pela prestigiada Angelika Taschen. O livro intitulava-se «Taschen's Favourite Hotels» e era uma pequeno peso-pesado nas suas 450 páginas semeadas de belas imagens, curtos textos e breves fichas técnicas de uma imensa quantidade de unidades hoteleiras da Europa, África e Médio-Oriente, Ásia, América do Norte, América Latina e Caraíbas. Interessante, para deliciar a vista e muito prático na nossa perspetiva para conhecer melhor a Europa, que sempre tem sido e continuará certamente a ser o nosso palco de viagem.
Na Europa, Angelika Taschen destacou 23 unidades hoteleiras da Noruega à Turquia, passando por Portugal, França e Espanha: lá estava da página 122 à 127 a nossa Pousada de Amares, que "o arquitecto Eduardo Souto de Moura restaurou meticulosamente"; da página 96 à 101 o fascinante Hôtel Le Corbusier, que visitámos em Marselha, onde "Le Corbusier realizou em 1952 a sua visão da 'cidade vertical na cidade'"; ou, da página 118 à 121, o Hotel Hurricane, em Tarifa (Andaluzia), por onde andaremos nas férias de 2011, que fica junto de belas praias e de onde "em dias de vista clara é possível ver-se até à costa do Norte de África".
A descrição seduziu-nos, mas também incentivou a procura de outras opções. Surgiram muitas e a que escolhemos fica na bela Vejer de la Frontera, a mais mourisca das aldeias brancas da Andaluzia. No alto do monte, com uma vista deslumbrante, a escassos quilómetros da costa e das praias de areia fina e dourada. Chegando a oportunidade de confirmar a nossa escolha e de a voltar a avaliar com outro rigor, mostrá-la-emos aqui! Não será uma apresentação tão esplendorosa quanto as do livro da Taschen, mas terá muita alma, também.

2011/06/05

o direito de governar

Quanto as projeções das 20h00 nos fazem supor que Portugal irá ser governado (e presidido) pela direita, só nos ocorre felicitar os vencedores e expressar a expectativa de que façam muito melhor do que os vencidos. Também nos parece oportuno esperar, quando se admite nas projeções que o Partido pelos Animais e pela Natureza possa eleger um deputado, que tal não passe de uma mera hipótese ou que o tempo a cuidará de corrigir, até porque animais e natureza somos todos nós, e entre nós há muitos cuja pobreza nos deveria preocupar mais do que tem preocupado (é vê-los, de braço estendido, às portas dos supermercados).
Que Portugal consiga ser melhor a partir de 6 de Junho de 2011 são os nossos votos, apesar de derrotados! Dos que hoje venceram e vão conquistar o direito de o governar, por todos nós, fica a exigência de um Portugal melhor, porque foi isso que nos prometeram e a todos quantos votaram neles!

2011/06/04

"um único objecto, uma única forma, uma única cor"



«Leviathan» de Anish Kapoor, até 23 de Junho no Grand Palais, em Paris.

2011/06/03

jantar de blogues

Amanhã (sábado, 4 de Junho) tem lugar, no restaurante o Guilho, na Amadora, o «5º Jantar de Bloguistas e Simpatizantes» organizado, como habitualmente, pelos nossos amigos Pinguim e pelos "Felizes Juntos" (o Zé e o Paulo). Não estaremos presentes, mais uma vez, apesar de já termos estado numa das edições anteriores e recomendarmos a presença a todos quantos tenham vontade de um convívio alegre e descomprometido, independentemente do seu sexo, raça, orientação sexual, local de residência, habitações académicas, nacionalidade e afins ou (mais importante ainda) independentemente, também, de terem ou não terem blogues.
É só para lembrar e desejar bom convívio a todos, pois dificilmente haverá mais alguém a decidir comparecer de um dia para ou outro. Mas, se for esse o seu caso, siga então até aos blogues felizesjuntos ou whynotnow e recolha lá todos os detalhes. Depois conte-nos como foi, okay?
Mas atenção: não coma nem beba em demasiado, para no dia seguinte estar em boas condições para ir votar e votar bem! Entendido, ou é preciso explicar melhor?...

2011/05/28

prefacio para un viaje en andalucía (seis)

Na Andaluzia, alguns praticantes de naturismo experimentam o body paint, atividade agradável e divertida que se vai popularizando entre nudistas e naturistas. A imagem à esquerda (editada a partir de outra com origem no blogue Nudismo en Córdoba) ilustra a sua utilização entre os andaluzes, que já começam a saber quais as tintas que provocam ou não irritações cutâneas, utilizando preferencialmente as acrílicas.
Também deveras interessante é o documentário «Vivre Nu: A la Recherche du Paradis Perdu», realizado por Robert Salis em 1993, a que chegámos através do blogue La Isla Natural y Naturista. É um filme que nos apresenta o Domaine de Bélézy, um centro de férias idílico próximo do Monte Ventor, no coração da Provença (França), onde a prática do nudismo é vivida numa comunidade de gente de ambos os sexos e de todas as idades, com total naturalidade e respeito, mesmo entre famílias. É algo que decorre há já várias décadas, como se poderá ver. Também o filme está disponível aqui, através de ligação direta no título desta entrada. É longo (01h42), mas vale a pena vê-lo e adquiri-lo.
A cada semana que passa, as nossas férias ficam mais próximas e esta sexta edição do «prefacio para un viaje en andalucía» é mais um momento que solta a nossa imaginação para os dias que vão chegando e aproximando-nos do nosso destino deste ano: a andaluza Vejer de la Frontera.

2011/05/27

infinitamente pouco

Este era o meu pai, em 1940. Pela data do documento onde a foto foi colada (um Bilhete de Identidade da época), ele teria no máximo 22 anos de idade. Cresceu e envelheceu. Em 1996 tinha já 79 anos, quando partiu. Sem uma despedida sequer, porque foi vítima de um acidente. Durante dois dias resistiu entregue aos cuidados intensivos de um hospital e, depois,... desligaram-lhe a máquina. Estava previsto que pudesse acontecer às 6 da tarde, se até lá não houvesse sinais vitais autónomos. Sabíamos que provavelmente não haveria. E não houve...
Passaram-se 15 anos. 15, um número demasiado "redondo" para não o assinalar! Até porque este "rapaz" merece que o seu filho o recorde mais uma vez. Com admiração, com orgulho, com saudade e nada mais. Não com lágrimas, nem amarguras. Tudo isso já houve, porque teve de haver e não para mostrar ao mundo.
Recordar é porque a imensidão do que ficou, o que nos resta, é sempre infinitamente pouco!

2011/05/20

dancem, dancem...

... de outra forma estamos perdidos.

2011/05/18

como os alemães

"Não se trata só de não contrair dívidas. Em países como a Grécia, Espanha e Portugal, as pessoas não devem poder ir para a reforma mais cedo do que na Alemanha", afirmou a chanceler num comício partidário na terça-feira à noite, em Meschede (na Renânia) ler o artigo completo no Público, disponível através da ligação neste título.
Muito preocupada connosco, Angela Merkel lembrou-se desta e das nossas férias também "Todos temos de fazer um esforço, isso é importante, não podemos ter a mesmo moeda, e uns terem muitas férias e outros poucas", disse ainda mas esqueceu-se que gregos, espanhóis e portugueses também querem trabalhar, ganhar e viver como os alemães!

2011/05/17

dia mundial de luta contra a homofobia e transfobia

A história faz-se com exemplos e com lutas - hoje, todos os dias, sempre!