2011/07/19

o porto, a cor-de-rosa

Em agosto do ano passado tínhamos feito aqui a apologia dos guias de viagem da Wallpaper*, que já são muitos, de um tamanho bem jeitosinho e às cores, que se combinam e que fazem belíssimos "arco-íris"!
Estes livrinhos bem elegantes mostram pouco de cada destino, mas revelam o essencial a quem, como nós, aprecia o mais belo em design, arquitetura, interesse artístico e cultura, numa perspetiva moderna e contemporânea. Nada muito diferente do que a revista Wallpaper* costuma mostrar...
Já se aguardava há muito pelo volume dedicado ao Porto que, agora, está disponível no sítio da editora britânica Phaidon (custa apenas 8,95 €, mas os portes para Portugal são mais 7,00 €). Escrito em inglês, com 128 páginas e uma centena de ilustrações coloridas, a capa é cartonada, num belo cor-de-rosa que combina bem com o fundo branco e as letras pretas.
Terá lançamento nacional, na nossa cidade, em setembro que vem. Não sabemos ainda qual o dia, nem o local, mas esperamos descobri-lo a tempo de estar presentes, mesmo sendo difícil resistir até lá à aquisição de mais esta obra que se juntará à nossa ainda pequena coleção, que já integra os volumes «Marseille», «Barcelona», «Reykjavík», «Amsterdam», «Berlin» e «Oslo».

2011/07/17

instantamatic


Nada no horizonte tem
limites
vejo o que os olhos vêem:
vides, cavalo a galope,
céu azul...

No interior o chá esfria
na chaleira,
o frasco de compota aberto,
o disco esquecido no tapete,
frutos secos num prato
largo e branco,
uma mão abandonada na cadeira,
a saudade que fica
na polpa dos dedos.

[Poema de António S. Ribeiro, nascido em 1956, que preencheu parte da página 204 da antologia literária «Sião», efectivada em 1987 pela editora Frenesi, sob organização de Al Berto, Paulo da Costa Domingos e Rui Baião. Vem, hoje, a propósito de uma viagem nostálgica à terra que viu nascer o meu pai e que o fez crescer e tornar Homem. Num sítio assim preservado...]

2011/07/10

obrigado, jorge!

A ligação, no título, explica tudo...
Para o Jorge (1949-2011), um grande adeus e um muito obrigado!

(Por favor, não comentem nesta entrada.)

a união faz a força

Um dos belos momentos observados ontem,
um pouco antes do início da 6ª Marcha do Orgulho LGBT no Porto

2011/07/07

6ª marcha do orgulho lgbt no porto

Não compreendemos a escolha do preto como cor de fundo para o cartaz (por que não um luminoso branco?) e estamos um bocado fartos das recorrentes polémicas que parecem envolver cada edição, mas a Marcha do Orgulho LGBT no Porto aí está mais uma vez, e é de todos os que nela quiserem participar com alegria e vontade de fazer avançar direitos e dar positiva visibilidade às pessoas LGBT. É já neste sábado, dia 9 de Julho, a partir das 15 horas na Praça da República. A não faltar, a não perder.

PS: E no Teatro Sá da Bandeira, na noite da marcha, o festivo, incorrigível e incontornável Porto Pride.

2011/06/30

crystalline


Björk está de volta com Crystalline, primeiro single do novo álbum Biophilia, que sai em Setembro. [Para ouvir seguindo a ligação no título desta entrada].

2011/06/26

she

Eau So Fresh Daisy, de Marc Jacobs

2011/06/25

o mundo é a minha ostra

Apesar de continuar a haver condutores (portugueses) a circular nas estradas (portuguesas) a velocidades acima das legalmente permitidas, desrespeitando regras e pondo em risco a sua vida e a vida dos outros, semeando caos e morte e é caso para perguntar porque é que tanto se tolera em Portugal em matéria de trânsito, quando aí estava uma mais que justa fonte de receita para problemas por resolver também há quem simplesmente se queira divertir sem complicações, quem se preocupe em promover transportes alternativos e em limar as arestas do (falso) pudor generalizado das populações e fazer chegar uma mensagem (ou muitas mensagens) mais longe.
Para isso deverá acontecer amanhã (domingo, 26 de junho) o primeiro World Naked Bike Ride Lisboa. Assim se espera, de acordo com as notícias mais recentes e o apelo da organização que tem um blogue, onde o título acima conduz "Vem pedalar o mais nu que conseguires!" é o desafio.
O mais importante é pegar numa bicicleta e nos amigos e estar lá, sem preconceitos. Até com um batom sobre a pele se pode escrever aquilo que nos vai na alma. Eu cá faria passar o nosso regozijo pela aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo, ontem, em Nova Iorque – um grande passo para o mundo. Já os saudosos Frankie Goes To Hollywood cantavam que "o mundo é a minha ostra" e é bem verdade que o era e vai continuar a sê-lo...
Por isso, boa sorte Lisboa!

2011/06/22

epílogo de un viaje en andalucía


GACELA PRIMERA
DEL AMOR IMPREVISTO

Nadie comprendía el perfume
de la oscura magnolia de tu vientre.
Nadie sabía que martirizabas
un colibrí de amor entre los dientes.

Mil caballitos persas se dormían
en la plaza con luna de tu frente,
mientras que yo enlazaba cuatro noches
tu cintura, enemiga de la nieve.

Entre yeso y jazmines, tu mirada
era un pálido ramo de simientes.
Yo busqué, para darte, por mi pecho
las letras de marfil que dicen siempre.

Siempre, siempre: jardín de mi agonía,
tu cuerpo fugitivo para siempre,
la sangre de tus venas en mi boca,
tu boca ya sin luz para mi muerte.

[Federico García Lorca, «Diván Del Tamarit».]

2011/06/19

marcha popular

"Uma bandeira gigante com as cores do arco-íris circulou pelas ruas da Baixa de Lisboa"