2012/01/08

bowie, the prettiest star

Tal como no título da sua canção doa anos 70, aos 65 anos, que hoje se completam, David Bowie continua a ser the prettiest star para muitos de nós. Parabéns, senhor Bowie! Muito obrigado por tantos anos e momentos bons, inesquecíveis. Do amado mestre, esperamos por mais!

2012/01/03

em dia de reis, uma festa de rainhas

O Porto Arco-Íris convida-nos a festejar o Dia de Reis com uma Festa das Rainhas, na próxima sexta-feira, dia 6 de janeiro. O local escolhido é o emblemático Café Lusitano, na rua de José Falcão, e a noite contará com a animação preparada por Marisa, What DJ e Rodrigo Affreixo. O Porto Arco-Íris não se poupa a esforços para que comecemos 2012 em grande e, para isso, até disponibiliza uma coroa oficial para usar com orgulho no real evento (para descarregar e montar a dita, clicar na imagem do cartaz). Vemo-nos por lá?...

2011/12/31

adeus, 2011

Perante a acção desanimadora de Passos Scrooge Coelho, o ano de 2011 chegou ao fim. Nem tudo foram cortes, porém; muitas pessoas e obras contribuíram para fazer deste mais um ano repleto de momentos para recordar.

Olhando para trás, eu faço a homenagem a Steve Jobs (na imagem) elegendo-o figura do ano; impressionado pela expressão delirante a que tem assistido na televisão, o Luís escolheu o povo norte-coreano homenageando essas vítimas de fanatismos obscurantistas e da opressão exercida pelos seus líderes.

Também sobre pessoas que já partiram foram feitos os nossos filmes preferidos do ano: Pina Bausch no «Pina», de Wim Wenders, e Allen Ginsberg no «Howl», de Rob Epstein e Jeffrey Friedman.

As quatro óperas de Wagner que compõem a «Ring Saga», numa nova produção da Casa da Música, foram o espectáculo que eu preferi; o Luís vibrou com o concerto «Unknown Pleasures» de Peter Hook (ex-Joy Division), que também teve lugar na sala maior da Casa da Música, muito embora o ano nos tenha atraído para ver outros espectáculos fantásticos, como o de Philip Glass a solo no piano, Nina Hagen de regresso ao Porto, ou o da Companhia Nacional de Bailado com o excelente «Du Don De Soi».

Na nossa casa e nas nossas deslocações, a maior parte da música que preencheu o ano foi escolhida de entre os muitos discos que já existiam na nossa discoteca mas, mesmo assim, destacamos dois: «The King Of Limbs» dos Radiohead (o meu preferido) e «Pourquoi Battait Mon Coeur» de Alex Beaupain (o preferido do Luís).

Numa coisa estivemos de acordo: o DVD «Inni», dos Sigur Rós, numa das suas edições especiais super-elaboradas (este com um duplo CD, um blu-ray, fotografias dos músicos em papel fotográfico, um pin, um pedaço de um dos fatos usados pelos músicos no concerto, etc) foi a nossa escolha no formato de vídeo digital.

Embora muitas escolhas pudessem ser feitas, todas mais que justificadas, das nossas deambulações pela internet ficaram-nos duas preferências: o dezanove.pt (na minha primeira escolha, partilhada pelo Luís e por muita gente certamente) e lagodilot.tumblr.com (que o Luís descobriu e considerou de excepcional interesse e bom gosto).

No campo das leituras elegemos duas obras de um mesmo autor: «The Stranger's Child» (Gonçalo) e «A Biblioteca Da Piscina» (Luís), ambas de Alan Hollinghurst.

Em termos de compras, concordámos que a Chocolataria Equador (e o seus chocolates) foi a nossa experiência mais doce.

a viagem de verão a Vejer de la Frontera (na Andaluzia), com todos os momentos e encontros entre a partida e a chegada, se destaca entre os momentos bons do ano, que se recordarão por muitos mais.

Os projectos para 2012 resumem-se a um só: sair da crise! Por isso mesmo desejamos a todos vós um novo ano criativo, produtivo, divertido e feliz. Não será mau se assim for para todos nós... Feliz Ano Novo!

2011/12/24

feliz (pai) natal

De nós, para todos vós,
um feliz pai (ou mãe) Natal!

2011/12/15

réplica

Diz-se que isto está tudo muito "Mao", mas a nós parece-nos mais o contrário. Será apenas impressão nossa?...

2011/12/13

fotograma

Nasceu há 44 anos. Não o realizador Kôji Wakamatsu, autor do fotograma acima, mas o meu marido. Ao primeiro segundo do dia que começa hoje assinalá-lo-emos. A princípio, só a dois. Sem excessivas comemorações, para além daquelas que um coração apaixonado consegue proporcionar e outro receber. O dia deverá passar de forma não muito invulgar, mas tentaremos fazer com que tenha os seus momentos especiais, mais do que uma vez. À noite, possivelmente, teremos então a tradicional comemoração de aniversário com os parentes mais próximos.
Nos dias seguintes surgirá por certo a oportunidade de voltar a Kôji Wakamatsu e aos filmes que a caixa de DVDs contém: «Sex Jack - Sistema Violado» (1970), «Vai, Vai Virgem Pela Segunda Vez» (1969), «Os Segredos Atrás Das Paredes» (1965), «O Embrião Caça Em Segredo» (1966) e «O Êxtase Dos Anjos» (1972). Estes 370 minutos de bom cinema japonês serão seguramente melhores na companhia certa. Muito abraçadinhos e bem quentinhos, no conforto do nosso sofá! Espero que gostes da ideia :)*

2011/12/11

amigos

Os artistas Michael Elmgreen (Dinamarca, 1961) e Ingar Dragset (Noruega, 1969) trabalham juntos desde 1995. Habitualmente, a sua obra incide sobre as estruturas sócio-culturais do mundo contemporâneo, com particular incidência na sexualidade. Particularmente notada, a série «Powerless Structures» tomava como pretexto a forma cúbica e a cor branca, vulgarizadas nos espaços museológicos, para criar uma série de esculturas vagamente irónicas, inspiradas na estética minimalista. Eles também assinaram a obra conhecida como Monumento Aos Homossexuais Perseguidos Pelos Nazis, em Berlim, um bloco de betão com quatro metros de altura, onde se pode ver por uma pequena janela a imagem de duas pessoas do mesmo sexo a beijarem-se.
Também já expuseram em alguns dos mais consagrados espaços abertos às artes dos nossos dias, nomeadamente na londrina Serpentine Gallery, na Tate Modern e na Bienal de Veneza. A imagem mostrada acima (que evidencia a sua aberta atitude queer) tem por título «Amigos» e esteve exposta nos primeiros meses deste ano na galeria Helga de Alvear, em Madrid.

2011/11/28

ken russell (1927-2011)

Morreu hoje Henry Kenneth Alfred Russell, o realizador britânico mais conhecido por Ken Russell. Nasceu em Southampton, em 1927, onde estudou até iniciar carreira na marinha mercante. Esteve na Royal Air Force, por algum tempo. Em 1957 casou-se com a designer Shirley Ann Kingdon, que ele viria a considerar uma das maiores influências na sua obra. De 1959 a 1970 esteve na BBC, realizando inúmeros filmes documentais sobre temas de arte, entre eles «Song Of Summer» que o próprio Russell considerou a sua obra-prima. Em 1969 realiza a sua primeira longa-metragem, «Women In Love», adaptada livremente da obra de D.H. Lawrence com o mesmo título. Seguiram-se imensos filmes notados pela sua liberdade criativa e por uma atitude provocatória do estabelecido. Em 1975 assinou «Lisztomania» (o meu preferido, inspirado na obra de Liszt e de Wagner):



Em 1986 deu a sua assinatura a «Gothic» (o preferido do Gonçalo, que relata a noite em que foi criado Frankenstein):



Outros títulos terão sido talvez ainda mais famosos, como «Women In Love» (1969), «Tommy» (a célebre ópera-rock de The Who, também de 1975) ou «The Lair Of The White Worm» (1988). Uma vez que a sua obra foi muito além do cinema, Ken Russell merece uma atenção especial que cabe a cada um dedicar-lhe. Para além dessa atenção, nós deixamos-lhe ainda a nossa mútua homenagem.

2011/11/26

mariza

Estou a ver (neste momento) a Mariza numa entrevista ao programa Alta Definição, da SIC. Sem palavras! Alguns dizem mal dela, mas eu acho-a (sobretudo como pessoa) fantástica!

2011/11/24

"children’s book explaining homosexuality"

Em local menos esperado (para pessoas crescidas e sem preconceitos, a ligação à fonte está no título) encontrei as imagens deste "children’s book explaining homosexuality", que não pude deixar de partilhar, à espera que se propaguem: