2008/12/31

adeus, 2008

Outro ano está no fim e (com alguma dificuldade, confessamos) tentámos compor uma lista do que mais nos marcou nestes últimos 366 dias. Apesar das habituais-normais divergências de opinião, nalguns pontos ficámos de acordo como, por exemplo, ao considerar que o nosso melhor momento do ano foi o da viagem à Provença e, já agora, que a loja que mais nos agradou foi a La Cure Gourmande, em Marselha, todo cheiinha de coisas bonitas, raras e doces. Também elegemos em uníssono que o chumbo parlamentar das propostas pela igualdade no casamento civil foi o acontecimento (negativo) do ano enquanto, por outro lado, a leitura que nos marcou 2008 foi a nova e aclamada revista Com'Out. No campo virtual houve um site que foi o mais relevante de todos para nós: a bonita loja online de Thorsten van Elten (de onde vem a foto em destaque).
Já nos DVDs adquiridos tivemos alguma discórdia: o Luís foi por «As Canções de Amor» de Christophe Honoré (um belo trabalho desenvolvido a partir de um triângulo amoroso, com Louis Garrel como Ismaël e com Grégoire Leprince-Ringuet como Erwann) e o Gonçalo pela colecção operática «The Copenhagen Ring» de Richard Wagner, produzida por Kasper Bech Holten. No cinema de grande ecrã também divergimos em opinião: o Gonçalo escolheu o filme de Eric Rohmer «Os Amores de Astrea e de Celadon», enquanto já em final do ano o Luís se decidiu pelo «Ensaio Sobre a Cegueira» dirigido por Fernando Meirelles a partir da mesma obra literária de José Saramago. Nos discos estão em destaque as senhoras, já que foi o Luís pelo novo «Hurricane» de Grace Jones e o Gonçalo pelo «Watershed» de K.D. Lang. Quase o mesmo se passou em matéria de concertos: o Gonçalo escolheu o «Sticky & Sweet Tour» de Madonna no Parque da Bela Vista (em Lisboa) e o Luís o dos Young Marble Giants no «Clubbing» da Casa da Música (no Porto). Bem mais difícil é eleger as personalidades do ano que, num plano, poderia ser o senhor Pedro Passos Coelho só per ter defendido a igualdade no casamento durante a sua campanha à presidência do PSD e, num outro, o senhor Barack Obama pelo que significa a sua eleição enquanto reconfiguração completa do perfil do presidente dos Estados Unidos da América.
Projectos para 2009? Votar, votar muito, mas claramente votar apenas em quem dê a voz mais justa às nossas justas reivindicações: casamento civil para todos, com plena igualdade de direitos e de deveres, como em tudo o resto. Em breve estaremos de volta mas, para já, ficam os nossos votos de um novo ano cheio de energia e de muitas alegrias!

5 comentários:

João Roque disse...

Interessantes as vossas escolhas e são um sinal da complementariedade numa relação feliz.
Há duas opções que saúdo com destaque: o aparecimento da "Com'Out" e Barak Obama.
Que 2009 seja um ano bom para vós.
Abraços de muita Amizade.

paulo disse...

já o disse noutros blogues: não ando com paciência para elaborar listas. mas gosto de ver as dos outros e de pensar se incluiria os mesmos itens na minha lista imaginária...
mas o que interessa: um grande abraço nosso, feliz, para os dois e com votos de excelente 2009! votando, muito, claro LOL

André disse...

um feliz 2009!

heMan disse...

parabéns pelo blog, fiquei a conhecer e voltarei!!

um redondo 2009:)

Luís disse...

Olá Pinguim! O comentário fica "retido". E que 2009 seja um ano bom também para vós. Abcs de muita amz... ;-)

Paulo, o homem não visível, sem paciência nos tempos que correm, mas observador e imaginativo... como vais? Um grande abc nosso, claro está, com os votso de x-lente 2009, votando muito e bem, claro-claro.

André, um Feliz 2009 para ti, então! Abc, tb.

heMan, obrigado, nós também fomos espreitar o seu. E voltaremos!... 2009 bem circular, para si também. :-)