2010/06/18

josé saramago (1922-2010)

Publicado hoje, no blogue de Saramago, no último dia da sua vida:
Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

3 comentários:

Javier disse...

España y Portugal unidas por un mismo sentimiento de pérdida.

João Roque disse...

Como já disse noutro blog, tenho que ser sincero, Saramago nunca foi para mim, um escritor de que gostasse verdadeiramente, e como homem não gostava mesmo dele...
Apenas registo, porque é justo, a honra de lhe ter sido concedido o Nobel, o segundo desde sempre para personalidades portuguesas.
Que descanse em paz.

Luís disse...

pe-jota: Espanha e Portugal estão unidos mais uma vez, agora por esta perda especial, que veneramos de ambos os lados da fronteira que nos separa e que nos... une!

pinguim: Se bem entendi, o Saramago está para ti como a Selecção Nacional de Futebol está para mim: aplaudimos as conquistas, os prémios, as vitórias, mesmo quando não gostamos das figuras... No meu caso, Saramago cativa-me como pensador, como livre-pensador! Descansará o homem, permanecerá viva a obra!