2006/05/08

east timor

O link do título está dirigido ao turismo oficial de Timor-Leste, porque o site governamental (www.gov.east-timor.org) não está acessível no momento desta entrada. Haverá alguma explicação para além da mais eloquente nestes dias de novos e continuados tumultos, desordens e motins em Díli? Apesar das imensas milhas de distância entre nós há, ainda, uma ligação forte e afectiva a esse território, a esse povo, a mais esse símbolo universal da determinação pela libertação, pela liberdade.
Volto a ouvir Robert Wyatt no seu hino a Timor-Leste, feito disco em 1986 com o título «East Timor» e incluído no álbum «Old Rottenhat». São quatro versos imensos que ficam para a eternidade da história dos timorenses. Quatro versos carregados de simbolismos numa canção que o tempo não consome e repetidamente se escuta entre nós:

Timor
East Timor
Who's your fancy friend, Indonesia?
What did Gillespie do to help you?

Talvez a 'amiga' Indonésia ainda não tenha passado definitivamente à história de Timor-Leste; e mesmo que o trompetista negro de jazz, norte-americano, Dizzie Gillespie já tenha morrido em 1993, a última palavra sobre os destinos de Timor e do mundo está hoje nos lábios de um outro homem bem conhecido e bem mais estranho...
E aqui, hoje, nós, nesta Praia Lusitana: what can we do to help you?

Sem comentários: