2007/02/05

richard gerstl e os seus enigmas

Richard Gerstl (1883-1908) entrou aos 15 anos para a Academia de Belas-Artes de Viena. Ele tinha um espírito divergente da corrente artística dominante (a Secessão Austríaca) dirigida por Gustav Klimt. Só após 1900, estudando já com Simon Hollósy, se libertou definitivamente dessa opressão (o auto-retrato ao lado é de 1901). Em 1904-05 teve um primeiro estúdio com o colega Victor Hammer. Admirava o mundo da música e procura aproximar-se do compositor Gustav Mahler. Estabelece-se no seu próprio estúdio em 1906 e conhece Alexander Zemlinsky e Arnold Schoenberg (ver aqui). Tinha 23 anos e Schoenberg 32, mas o trabalho de cada um seduziu o outro desenvolvendo-se uma ligação mútua. Schoenberg pede-lhe um retrato e, mais tarde, também da mulher Mathilde e da filha. Gerstl e Mathilde tornam-se cada vez mais chegados e aparecem amiúde nos saraus musicais. A família e o artista passam juntos as férias de Verão de 1907 e 1908, e nesse ano fica terminado o primeiro retrato de Schoenberg. Mas o compositor surpreende-os num acto imoral e Gerstl sai de Viena. Mathilde segue-o, Schoenberg vai atrás e regressa com a esposa. A 4 de Novembro Gerstl enforca-se defronte ao espelho. O seu trabalho fica-nos como referência preponderante do expressionismo modernista.

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante.
Mais um nome e uma obra para conhecer melhor.
Abraço.

Anónimo disse...

Obrigado, Pinguim. A imagem do Schoenberg eu já conhecia mas não lhe conhecia ainda a história. Foi porque encontrei um quadro de Arnold Gerstl (1888-1957) - não é o mesmo! - que me agradou, que eu acabei por descobrir mais sobre a obra do Richard (1883-1908)... Abc,