2007/12/31

adeus, 2007

Pelo terceiro ano consecutivo fazemos aqui (para nossa memória e para vossa) a lista difícil e possível de alguns dos melhores acontecimentos deste ano de 2007 que hoje termina. As escolhas são sempre difíceis, muito difíceis, e de fora ficam belos filmes, concertos, discos, DVDs, livros e tudo o mais que nos pareceu excepcional e quase esteve para ser escolhido. As opiniões são para respeitar e cá em casa, neste ano, apenas escolhemos em comum acordo os momentos bons. Naquilo em que as escolhas não coincidiram não houve, porém, um verdadeiro desacordo... E para o ano esperamos encontrar muitas coisas mais, que se calhar ainda serão mais fantásticas do que as que agora assim resumimos, a duas vozes:
  • cinema: «Babel», de Alejandre González Iñárritu / «Inland Empire», de David Lynch
  • concertos: «Stardom Road», de Marc Almond (no Shepherds Bush Empire, Londres) / «O Castelo do Duque Barba Azul», de Béla Bartók (na Casa da Música, Porto)
  • discos: «Comicopera», de Robert Wyatt / «Rufus Does Judy at Carnegie Hall», de Rufus Wainwright
  • dvds: «Heima», dos Sigur Rós / «O Grande Silêncio», de Philip Gröning
  • figuras: Luís Filipe Rocha, realizador de «A Outra Margem» / Philip Glass, nos seus 70 anos de vida
  • internet: www.bocadolobo.com / www.deutschegrammophon.com
  • livros: «Pequenas Histórias de Amor e Sexo», de Daniel J. / «Skin Lane», de Neil Bartlett
  • lojas: Muji / L'Occitane en Provence
  • momentos bons: o do bolo (imaginário) dos nossos 20 anos de amor, que teve uma casinha (bem real) no topo (2=)
  • projectos: agora que temos casa, algo que se pareça ainda mais com casar / Stockholm Europride 2008
Beijos, abraços, x-corações para os nossos amigos próximos e os votos alargados de um grande 2008!

9 comentários:

Anónimo disse...

Um excelente 2008 para vocês também! Abraços!

Special K disse...

Adorei o "Babel", mas esse ainda o vi nos últimos dias de 2006. O "Comicopera" está entre os meus 3 melhores discos de 2007, também gostei do Rufus e dos Sigur Rós. Esperemos que 2008 traga mais coisas boas.
Um abraço

Anónimo disse...

Amigo Feliz 2008 para vocês e todos que vc´s amam :)))

Nossa vocês estão a 20 anos juntos ... adorei isso, porém transforma meus nove anos em um namoro :)))

Felicidade para vc dois :)

João Roque disse...

Um bom 2008 para vocês e que realizem todos os vossos projectos; achei lindo o enunciado na lista...
Abraços.

denim and shoes disse...

Bom Ano para vocês também e parabéns pelo blog.

1 abraço
denim & shoes

Daniel J. Skråmestø disse...

Só leste dois livros este ano?!

Luís disse...

A todos, um muito obrigado pelos comentários e, quando foi caso disso, também pelos votos de bom ano. Mais em particular...

Para o Rato do Campo: Abraços, amigo!

Para o Special K: Devo explicar que só vimos o "Babel" em 2007 e, para nós, é essa data que conta. Aliás, já em 2005 eu tinha indicado obras (o livro que escolhi, por exemplo) pelo simples facto de me terem marcado no decurso desse ano... Afinal esta não é, nem pretende ser, uma lista dos melhores do ano como tantas outras mas apenas uma lista modesta e pessoal do que mais nos agradou ao longo do ano, que serve também de registo para nós. O Wyatt foi uma escolha minha de última hora que afastou o Patrick Wolf, enquanto a (edição especial do) vídeo dos Sigur Rós não poderia ser excluída sob pretexto algum. Uma vez assim explicado, então que 2008 nos traga mais coisas boas (novas ou antigas) e desde já te leve mais um abraço :-)

Mariposo-L: 9 anos é muito tempo. É, afinal, como se nós namorássemos há 2 dias e vocês ainda fossem ainda no primeiro. Faria assim tanta diferença?... (Sejam felizes!)

Ping: Obrigado, já sabes os amigos que tens...

Denim&Shoes: Muito obrigado. Também é muito bom e reconfortante ir encontrando coisas belas do teu lado.

Daniel: Essa não percebi. Será que deveria então depreender pelos 'Momentos Altos do Teu Consumo Cultural de 2007' que tu só leste um? Ou será que é apenas uma piada por eu ter escolhido o teu livro? Mas eu tento explicar-me: neste momento está aberto (ainda em branco) um rascunho das nossas escolhas futuras para 2008 (as que divulgaremos dentro de cerca de 362 dias, 'tá-se a ver), onde vamos anotando aquilo de que gostámos em cada categoria ao longo deste ano e actualizando sempre que se justifique. Assim aconteceu com o teu livro "Pequenas Histórias de Amor e Sexo", não só pelo esforço e pelo conceito editorial, mas também e sobretudo pelo seu conteúdo, pelo encanto da sua simplicidade. Livro que até me deu mais prazer do que o histórico "Olhos de Cão". Depois pensei e repensei se deveria excluí-lo da minha lista final, afinal apenas por se tratar do livro de um amigo. Mas entendi que não. Que a imparcialidade conta para os dois lados. Fiz bem, ou fiz mal? Saberás tu dizer-mo, aqui?...

Amanhã é sexta-feira, a primeira de 2008. Ao fim do dia, que alegria!

Daniel J. Skråmestø disse...

Era apenas uma piada a encobrir o lisongeado que me senti
;-)

Luís disse...

Daniel: 10 dias depois de um silêncio que me deixa algo envergonhado venho agradecer-te o esclarecimento. É que, assim inteirado, já consigo dormir mais repousado... Para vocês um bom ano e desejos, uma vez mais, a ver se neste nos honram com a vossa vista. Abraços,