2007/12/13

treze

O número 13 é tido por muitos como um símbolo máximo do azar. Diz-se que tal superstição tem um fundamento na fé cristã e vem do facto de se terem reunido para a Última Ceia com Jesus os seus doze apóstolos. Não só é o número 13 que está presente no momento que antecede a histórica traição de Judas, como é o próprio apóstolo que o identificará com um beijo que nessa óptica está a mais e perfaz o número maldito, aquele que se deve evitar.
Na actualidade há culturas onde o número 13 é mesmo evitado, como salienta a versão portuguesa da Wikipédia que diz que "em muitas culturas e em atenção a essa tradição é costume em alguns países não haver andares com o número 13 nos prédios" ou mesmo que em alta competição "de Fórmula 1 geralmente não existe o carro de número 13". Engraçado é que o mesmo texto diz também que o número 13 "é muito explorado pela astrologia" e até que D. João VI nasceu a 13 de Maio e (!!!) "nossa senhora de fatima também". Certo mesmo é que Cristo terá morrido numa sexta-feira — a Sexta-Feira Santa. Assim se percebe melhor ainda porquê juntar o 13 a esse dia da semana é para muitos um sinal do azar.
A 13 de Dezembro de há uns quantos anos nasceu o meu Gonçalo e esse veio a ser um dia de sorte para mim. Por tanto (sim, por tanto), que venham daí muitos dias treze de Dezembro com o Salito lindo ao meu lado. A imagem retirei-a do blogue Smoke Yourself Thin, mas o autor não está nele identificado. Eu espero que gostem!

8 comentários:

Special K disse...

Então um grande abraço de parabéns para o Gonçalo.
Não acredito em números de sorte ou azar. Agora o sr. D. joão VI não teve lá muita sorte, além de feio que nem um sapo casou com uma grande megera, que além de feia que nem um bode lhe fez a vida negra.
Um abraço

Gonçalo disse...

Muito obrigado free_thinker e special K. Desculpem só agora vos agradecer, mas o trabalho tem dado cabo de mim, não me sobra tempo quase literalmente para nada. Fiz 40 anitos e mesmo sendo apenas mais um ano, sabe-me especialmente bem, neste número redondo, receber votos de parabéns. Por isso, mais uma vez, obrigado. Abraços para os dois.

João Roque disse...

Amigo Gonçalo, apesar dum atraso grande, um abraço de parabéns; tudo de bom para ambos.
Já agora, deixa-me dizer-te que a minha Avó, a única que conheci e que adorava, nasceu a 13 de Dezembro também, mas em 1902...teria hoje 1o5 anos, uns poucos mais que tu, ehehehe.

Gonçalo disse...

Olá pinguim, é mais uma coincidência de datas a ligar as nossas e a tua vida ;-) Muito obrigado pelos parabéns. Abraço.

paulo disse...

Não me conformo que tenha passado ao lado destes últimos posts de 2007, especialmente deste.
Claro que não o li, porque, se o tivesse feito (apesar de às vezes poder parecer um pouco estúpido, tenho dias de alguma clareza de ideias :)), tinha cumprido a minha obrigação de dar os parabéns ao Gonçalo. Peço desculpa!
Ainda por cima como troquei correspondência, podia tê-lo feito por essa via. Espero redimir-me em breve, não sei ainda muito bem de que forma, mas prometo não me esquecer de vir aqui e de retribuir a vossa simpatia.
Um abraço bué atrasado mas forte ao rapaz do dia 13, dia de muita sorte (as coincidências espantam, mas e os números nunca me assustaram).

Luís disse...

O post é meu, mas o rapaz agradece-te por meu intermédio: obrigado!

paulo disse...

Agradecimento entregue!

alximist disse...

Na grecia é a terça feira e 13, pois uma terça feira 13 foi conquistado pelos turcos a constantinople, hoje instanbul...