Sempre fui um fã da Nivea. É uma daquelas marcas clássicas que não desapontam e que sobrevivem graças à capacidade de manter a qualidade ao longo das décadas, conservando o que nos produtos há a conservar e desenvolvendo onde tal se impõe. A Nivea foi, para além do mais, uma das marcas pioneiras na comercialização de produtos de higiene específicos para homem, contribuindo para desfazer a ideia de que os cuidados cosméticos são só para as mulheres, logo, convidando os homens a alterar os seus hábitos e acabando com preconceitos sobre o que é masculino. E depois há a publicidade, que constrói imagens muito atraentes de saúde e beleza, num contexto que explora o quotidiano mais do que o glamour. E é com este ponto que agora justifico esta entrada — Aos senhores responsáveis de marca que não arriscam anunciar na Com'Out: apesar de uma evidente imagem de tradição a defender, a Nivea não recuou perante o interesse de publicitar em revistas gay, inclusive alterando os detalhes necessários para que um determinado anúncio melhor se adaptasse a essa função (no caso que a imagem ilustra, substituindo um rosto feminino por uma simbólica bola de espelhos). Se a Nivea o faz, porquê não podem vocês?...
2008/08/28
se a nivea o faz...
Sempre fui um fã da Nivea. É uma daquelas marcas clássicas que não desapontam e que sobrevivem graças à capacidade de manter a qualidade ao longo das décadas, conservando o que nos produtos há a conservar e desenvolvendo onde tal se impõe. A Nivea foi, para além do mais, uma das marcas pioneiras na comercialização de produtos de higiene específicos para homem, contribuindo para desfazer a ideia de que os cuidados cosméticos são só para as mulheres, logo, convidando os homens a alterar os seus hábitos e acabando com preconceitos sobre o que é masculino. E depois há a publicidade, que constrói imagens muito atraentes de saúde e beleza, num contexto que explora o quotidiano mais do que o glamour. E é com este ponto que agora justifico esta entrada — Aos senhores responsáveis de marca que não arriscam anunciar na Com'Out: apesar de uma evidente imagem de tradição a defender, a Nivea não recuou perante o interesse de publicitar em revistas gay, inclusive alterando os detalhes necessários para que um determinado anúncio melhor se adaptasse a essa função (no caso que a imagem ilustra, substituindo um rosto feminino por uma simbólica bola de espelhos). Se a Nivea o faz, porquê não podem vocês?...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
11 comentários:
O conservadorismo das ideias no nosso país, manifesta-se das mais variadas formas; até na publicidade, em que alguns evoluem, e prosperam, e outros há que estagnam e não saiem da cêpa torta...
Abraços.
não sei, mas nem precisava de tirar a menina, em todo o caso, é de louvar a alteração; além disso, é sintomático da diferença entre mentalidadezinha e mentalidade, entre economia e moralidade jurássica. um exemplo muito bem escolhido!
abraços aos 2
Desculpem lá mas vou ser do contra, como sempre :)
A Nivea não fez nada... omitiu...
A fazer alguma coisa seria, colocar lá outro homem...
Mas sim, já é alguma coisa! ;)
Só fico espantado que tenha de chegar à conclusão de que só há gays nos calls-center e desempregados....
E que não haja nem um único gay em posições chave do marketing, publicidade e relações públicas que ainda não se tenha apercebido do potencial da comunidade gay pode ser para os machos ganharem mais dinheiros...
Ai chonas deste país...
Isto leva-me a divagar pelo grande conservadorismo da maior parte dos nossos gestores e empresários. Eles têm medo de arriscar em seja o que for e ficam sentados à sombra da bananeira do estado. A mentalidade conservadora e o terror de se ficar associado à palavra gay é mais forte que a sede de lucros dos mesmos. Mas estou convencido que isto não vai durar muito tempo.
Um abraço
As marcas - todas - mais tarde ou mais cedo, irão aperceber-se das cavaladas que cometem ao negligenciar o público homossexual. A D&G (que por sinal detesto), virou logo o bico ao prego, quando se apercebeu da reação do público gay, perante umas declarações desdenhosas da marca, há cerca de dois anos.
Deixa Gonçalo, hão-de vir todos comer à mão... ;)
Luis,
As marcas são apenas aquilo que nós consumidores fazemos delas! Essa é a função de um cliente perante um produto. E também digo: "Deixa Gonçalo, hão-de vir todos comer à mão... ;)"
O Catatau sempre com o humor é que diz a verdade.
Deixa andar o mundo...
Eu vou mostrar um lado fútil e que não tem nada a ver com o post, o qual achei muito interessante. Mas como hj está sol, e até tou com um bom nivel de endorfina no cérebro, direi que, melhor do que nívea são os produtos da vichy...a nívea seca imenso a pele...looool
vou bisbilhotar um bocadinho este blog acabado de descobrir.
Vou começar pelo fim:
Emanuel, obrigado pelo comentário e pela visita. Concordo contigo que os produtos da Vichy são melhores, mas o preço não é o mesmo e acho que isso não contradiz o elogio à Nivea, sobretudo na razão principal pela qual o fiz. Quanto à futilidade, pela parte que me diz respeito, é sempre bem vinda ;-)
catatau, tenho uma vaga ideia dessa história que contas da D&G, e não sei exactamente o que se passou, mas faz lembrar a do bar Lusitano, que fez a casa à custa do público gay que dava o ar 'exótico' qb para atrair uma determinada clientela hetero, e depois tirou o tapete quando começou a achar que as manifestações de afecto homo poderiam espantar a dita.
enginethrobs, é bom que sejas do contra, demasiado consenso pode provocar estagnação :-) De facto, quando escrevi esta entrada, pensei que atitude mesmo positiva seria a de apresentar um segundo homem na mesma lógica em que apresentam uma mulher, mas enfim, não vai ser fácil conseguir que marcas multinacionais dêem esse passo.
E pronto, entre o realismo e o optimismo das vossas observações, segue, como diz o sp, "aquele abraço".
A central LGBT (Lésbica, Gay, Bisexual e Transgénero) é um projecto que visa dar visibilidade à comunidade LGBT nacional e servir de referência informativa para temas homossexuais, bissexuais e transgénero.
Reunir informação nacional e internacional sobre temas LGBT e disponbiliza-la neste suporte é um contributo que queremos deixar a todos os cidadãos, por forma a conseguir a visibilidade e igualdade de todos neste nosso país, lutando contra a discriminação em função da orientação sexual e da identidade de género.
Podes entrar em contacto connosco no mail info@centrallgbt.com
www.centrallgbt.com
Fazer o quê? Substituir uma linda menina por uma bola de espelhos??
Nem pensar, prefiro subsituir um um gajo lindo LOL....
Vocês sabem do que (de quem) eu estou a falar LOL
Abraços
P.S. Por acaso até é fã da Nivea :)
Editor: A CentralLGBT foi inscrita nas nossas ligações. Boa sorte!
MrTBear: Abraços para vocês (isso é que foram umas férias longas!!!),
Enviar um comentário