Pergunta 1) Se, num dia de férias, pudesses assistir a quatro espectáculos culturais — dança/bailado, teatro, exposição, cinema — que programa escolherias e como o distribuirias cronologicamente ao longo do teu dia?
Resposta 1) Hoje mesmo, antes ou depois de almoço, começaria por uma (re)visita à exposição de pintura e cerâmica «Miguel d'Alte — Evocação de um amigo...» que está desde o dia 4 na Cooperativa Árvore, depois seguia para os cinemas do Arrábida Shopping onde iria ver às 16h25 o filme «Get Smart - Olho Vivo», depois do jantar, pelas 22h00, entregava-me à peça de teatro «Desafinado», que está a ser representada no CACE Cultural do Porto e, para fechar a noite, ia ver os clientes da discoteca Boys'R'Us a dançar, participando no bailado...
P2) Um filme visto ou revisto recentemente e um filme que queres ver ou rever?
R2) Visto? Temos ido tão pouco ao cinema!... Mas quase de certeza que foi «Nightwatching», o novo do Peter Greenaway. Os de casa quase não contam, certamente, se bem que por cá tenham passado bastantes: o excelente «Les Chansons d'Amour», o «Cidade de Deus», «Le Bal», mais recentemente o «Birdy»... No cinema espero que passe num destes dias próximos a nova versão do «Brideshead Revisited».
P3) Um livro lido recentemente e um livro que queres ler ou reler?
R3) Eu tenho sempre muito pouco tempo para ler, até porque nós temos o hábito de tratar bem os livros e acabam por ser lidos sempre em casa, quando quase nunca há tempo. Mas até às férias era uma rotina diária e foi «Arte vs Sexo», de Miguel Angelo, o último que li. Julho e Agosto, e Setembro, tem sido um corre-corre com muitas actividades menos habituais mas em que tenho que cumprir objectivos temporais. Roubo tempo à leitura, como roubo tempo ao blogue (já se notou, não já?). À saudade tem-me vindo a escrita do Al Berto. Mas às vezes pego simplesmente num ou noutro livro e devoro umas quantas páginas. Depois ele volta para a estante, à espera de tempo e disposição para outro. E vai ser assim, pelo menos durante mais algumas semanas. Também há umas obras de arte e design que me interessaram bastante, mas não comprei (é um ensaio escrito pelo David Hockney e uma monografia sobre Naoto Fukasawa). E há ainda o guia Wallpaper sobre Marselha que à falta de stock nas livrarias lá me dei ao trabalho de o encomendar, finalmente.
P4) Que espectáculo de música recente viste e qual desejas ver?
R4) Vimos há 2 dias o Zé Perdigão numa apresentação promocional no Porto. Fomos lá porque um amigo nosso também lá foi... O Zé Perdigão é um cantor de fado que está a ser "apadrinhado" pelo Cid, e que no seu primeiro disco — «Os Fados do Rock» — faz apenas versões fadistas de canções do rock nacional. Curioso, nota positiva para os músicos que o acompanham e para ele próprio, que tem uma excelente voz, se bem que nalguns momento eu preferisse ouvi-lo num tom mais suave... Experiência interessante! A seguir vem a Madonna (para o Gonçalo, já que eu não vou lá estar), mas quem eu gostava+gostava+gostava mesmo de ver/ouvir ao vivo um dia destes (é muito pouco provável) é o senhor Robert Wyatt (contentava-me, de imediato, em ver/ouvir os queridinhos Sigur Rós se eles viessem ao Porto ou se eu tivesse a possibilidade de os ir ver no sítio certo, em Reiquejavique).
Notas para fechar: Perdoem-me a dispersão, a falta de detalhe nalguns pontos, alguma incorrecção porventura, mas participo neste desafio porque me comprometi a fazê-lo e ou o fazia assim e agora, ou talvez acabasse por já não lhe corresponder. Os desafiados serão todos os que quiserem pegar na brincadeira (se o fizerem digam-me aqui alguma coisa, pode ser?). Na imagem (respeitosamente pilhada da net) está o pintor Miguel d'Alte, cuja obra eu conheço há muito e muito aprecio. A exposição a que me referi acima é póstuma porque "no dia 24 de Dezembro de 2007, houve um comboio que se atravessou no caminho do Miguel e levou-o para muito, muuuito longe de nós". Quantos lamentam!...
7 comentários:
como é bom coscuvilhar as opções dos outros! percebi que tenho de ir pesquisar sobre Miguel d'Alte... e eu que pensava que os meninos não respondiam a desafios, hein! ainda bem que sim, afinal sempre deu para contrariar essa falta de tempo para virem aqui (embora vão estando noutros lados)!
abraços aos dois!
Luís
achei um piadão à forma como "deste a volta ao texto" no que diz respeito à dança...
Abraços a ambos.
Luís, como se costuma dizer, mais vale tarde do que nunca!
Gostei de ler, porque é a perspectiva no Norte e a sugestão da dança é genial (uma boa ideia quando eu for lá cima)!
Quanto à foto, os benfiquistas que não a vejam ao pormenor... ;)
Gostei de ler as vossas escolhas, mas fiquei um pouco impressionado com o destino do Miguel.
Um abraço
Olá Paulo, como é bom saber que passamos algo (bom) de nós para os outros. Refiro-me a essa (tua) necessidade de ir pesquisar sobre o Miguel d'Alte. Ao lado temos um link temporário para o site que um grupo de amigos lhe dedicou. Já lá foste? A desafios respondemos umas sim e outras vezes não, mas o não é mais porque não estamos para passar todo o tempo que temos virados para esse género de ocupação. Quanto aos "outros lados" ainda é mais a parra que a uva. Toca a espalhar palavra, se puderes! ;-) Abraços dos dois, aos dois!
Ping: Aquela da dança e do bailado saiu naturalmente e eu achei que ficava muito bem. Até porque não teria outro programa para onde me virar... A ambos abraços!
Engine: Eu deveria ser um génio, mas não sou :-) ou, quando muito, poderei ser às vezes um mau génio. Quando vieres ao Norte diz-nos, a ver... Os benfiquistas só devem ter orgulho pelo que o pormenor revela. Pelo menos eu imagino assim. Abc.
Special: No que respeita ao destino, também eu! No que respeita às escolhas esqueci-me de referir que o último "livro" que li (em fotocópia encadernada e lido pela primeira vez à volta de 1983) foi «Ser Homossexual em Portugal», um caderno de reportagem escrito por Guilherme de Melo e editado em 1982 (ao que parece) pela Relógio d'Água. Da primeira vez, li-o de ponta a ponte numa só noite, estando eu de passagem por Paris, no quarto de um residente do Campus Universitário... Dias depois conheci a Amália (já falei nisso aqui) e fui convidado a vê-la no Olympia. Mas a história já passa a ser outra... Um abraço duplo,
Muito bom...peguei carona dos Mariposos e parei aqui...gostei desse memê...vou reproduzi lo vai demorar um pouco mais vou!
abração!
Olá Marrcelo, obrigado pela sua nota de rodapé... Ainda que já se tenham passado alguns dias, vimos que não reproduziu ainda o memê no seu blogue. Mas vamos ficar atentos. Abraços lusos,
Enviar um comentário