Elisabete Rodrigues, socióloga, está a desenvolver um projecto de investigação com Magda Nico, socióloga também, e precisa de ajuda. Nas suas palavras:Este projecto sociológico tenta desconstruir a ideia de que a forma como os indivíduos se relacionam quotidianamente e na esfera doméstica se esgota na diferença de sexo entre membros do casal.
Para tal, precisamos de entrevistar membros de casais homossexuais (gays e lésbicas) que coabitem há pelo menos um ano e que residam na Área Metropolitana de Lisboa.
As entrevistas serão:
— realizadas aos membros do casal separadamente,
— no horário e local que lhes seja mais conveniente,
— gravadas para efeitos da análise mas, está claro,
— completamente anónimas (o nome das pessoas nunca será identificado e o conteúdo integral das entrevistas nunca ficará disponível para fora desta equipa).
Esta pesquisa científica serve apenas interesses académicos (nunca jornalísticos) na área dos estudos da família e do género.
Adiante pedem a ajuda de quem corresponda aos critérios definidos ou, não correspondendo, que passe os contactos a quem julgue que pode corresponder. Eles aqui ficam:
Elisabete Rodrigues
elisabete.rodrigues@iscte.pt
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=232&subarea=todos
Magda Nico
magdalalanda@gmail.com
http://www.cies.iscte.pt/investigadores/ficha_completa.jsp?pkid=224&subarea=todos
Por outro lado, também Ricardo Lapão nos pede apoio
O nosso projecto (http://www.partilhate.com) tem como objectivo publicar um livro com 200 histórias de partilha sobre a homossexualidade que contribua para ajudar a desmistificar os preconceitos que existem na nossa sociedade.
O nosso compromisso é lançar o livro em Junho de 2009 e para tal temos muito trabalho pela frente :)
E conclui:
Acredito no poder das histórias, e acho que escrever uma história é também um modo de nos libertarmos nós próprios de medos e preconceitos que tenhamos. Gostávamos muito de ter um livro realmente diverso com contributos o mais heterogéneos possíveis.
Nós, para concluirmos, expressamos gratidão a quem se preocupa connosco e retribuímos desta forma, se mais não poder ser.
2 comentários:
Que estudo mais original... e curioso que agora até me apetece saber os resultados!!!!
Simply: Participa e certamente terás acesso a eles... Ou então vai seguindo-os pelas vias anunciadas. Abraço,
Enviar um comentário