2010/09/08

dos amores e da poesia de genet

«Le Condamné À Mort» é um longo poema que foi escrito em 1942 por Jean Genet (1910-1986) quando se encontrava encarcerado em Fresnes e que é tido como a sua primeira obra literária (ver a ligação no título).
O poema conta a história de Maurice Pilorge, um jovem assassino de apenas 25 anos de idade, encarcerado e decapitado em Rennes, um ano antes, tendo exercido intenso fascínio sobre o escritor. No ano dos 100 anos do seu nascimento (19/12/1910), «Le Condamné À Mort» foi adornado de notas musicais escolhidas e organizadas por Hélène Martin, e arranjado pelo cantor Etienne Daho, que o lançará em disco neste outono, na sua (própria) nova editora, a Radical Pop Music. Sabemos que o poema será lido por Jeanne Moreau, actriz que já admiramos há imenso tempo, pelo menos desde «Querelle» (realizado por Rainer Werner Fassbinder, em 1982, conforme a imagem, a partir da novela «Querelle de Brest», de 1947, também de Genet), e será cantado por Etienne Daho.
Diz-se que o disco será lançado a 26 de Outubro, e que em finais de Novembro será também apresentado ao vivo em diversos teatros, com destaque para Paris (23 e 24) e Brest (27), a terra do porto do famoso marinheiro, Georges Querelle.

2 comentários:

paulo disse...

uau. eu que até gosto do Etienne. lembro-me de ter lido o Condenado à Morte no segundo ano da faculdade - 20-21 anos - e marcou-me. depois houve outras coisas que me marcaram mais. mas Genet ficou sempre com um lugar especial até hoje.

obrigado pela notícia

Luís disse...

Genet é um dos grandes da literatura e foi, também, uma das maiores referências para o nosso Al Berto. Além de que também nós gostamos do Etienne, mas mais ainda da Jeanne (que tem uma voz soberba!). Grande esperança, sem dúvida!!! Abraços,