2011/04/30

braga, 1987

Já nos conhecíamos desde Outubro, mas foi quase meio ano depois, no final do último dia de Abril de há 24 anos, que partimos do Porto para Braga, de comboio, onde passaríamos um par de dias juntos. Da velha estação seguimos a pé para a casa de um recente amigo (gay), que nos esperava. Pouco depois de chegarmos, e de lhe ter apresentado o Gonçalo, anunciou-nos que ia passar a noite a casa da sua mãe, deixando-nos a chave e entregues a nós próprios até ao final da manhã seguinte.
Desse fim-de-semana muito curto, de uma noite só, com os detalhes já quase apagados da memória, permaneceu indelével um encontro inesperado e espontâneo de dois corações, que se deitaram lado-a-lado e entre si comunicaram expressivamente (como é sabido que os corações o sabem fazer). É certo que na manhã seguinte já tínhamos estabelecido votos de fidelidade entre nós e hoje, quase 25 anos passados, voltamos a fazer-vos eco desse momento, desse compromisso, não só porque nos sentimos muito felizes mas, também, porque esperamos que o nosso exemplo possa inspirar muitos mais.

Agora só para o meu amor: não sei se te ofereça uma sucessão de beijos ou um beijo infindo mas, de uma ou outra forma, na proximidade ou na distância, o meu coração continua intensamente ligado ao teu, como no primeiro dia... ***

16 comentários:

disse...

Parabéns, então. Muitos e bons...

Abraços

Luís disse...

Zé: agora, quando voltei ao computador, vi que havia um comentário e disse a mim mesmo "já?!" e "será do...?!" mas, francamente, não estava à espera que fosse teu! E fico feliz por saber-te por cá, pela blogosfera, e (posso depreende-lo) especialmente empático com o motivo da entrada. Já agora, a cançãozinha ao lado (poderia ser outra) também tem a ver com aqueles tempos...
Para ti e o Paulo um grande abraço e, também, votos de muitos e bons... :)

João Roque disse...

Olá Luís e Gonçalo
vocês são para mim um exemplo grande de como o amor entre dois homens pode ser belo e deve ser vivido.
Sempre vos conheci assim, e agora só mudou o facto de estarem legalmente unidos (o que não é pouco).
Têm-me naturalmente servido de inspiração e no meu caso, muito diferente e mais difícil, pois é vivido quase sempre à distância, tenho procurado e conseguido seguir-vos as pisadas.
E para o ano há bodas de prata.
Abraço grandes e ...PARABÉNS!

Luís disse...

pinguim: Obrigado pelas tuas belas palavras que - desde que nos conhecemos por aqui - têm sido também uma grande inspiração e, sobretudo, mesmo até em momentos bem difíceis, um apoio. Infelizmente nem todos os grandes amigos são assim e tu és também uma inspiração para nós e, pelo menos, umas dezenas de pessoas que na distância te são próximas :)
Não sei em que é que poderás "aprender" connosco e a inspiração que procuramos passar é sobretudo voltada aos mais novos, aos que hoje têm 20 e 25 anos, que eram mais-ou-menos as nossas idades na altura.
As bodas de prata deste momento são para o ano, mas será já neste que faz 25 anos que nos conhecemos. Essa data será a do princípio dessas "comemorações".
Abraço grande e muitas felicidades, também, para ti e o Déjan!

Unknown disse...

Não tinha ideia de que estavam juntos assim há tanto tempo. Sem dúvida uma lição e uma inspiração não só para os jovens casais gays mas para todos. Porque uma relação é feita de respeito, partilha e muito amor. E se estão juntos há 25 anos, diria que descobriram a fórmula.

Abraços a rodos e parabéns

João disse...

Muitos parabéns ao vosso tempo, à constante partilha - neste espaço - e à "minha" arquétipa cidade que vos encantou!
(mas ainda não havia alfas! - agora os amores passam a correr;))

Luís disse...

Speedy: "estar junto" tem mais do que uma leitura mas, no sentido em que o dizes, sim, estamos "juntos" há quase 25 anos :) Quanto à "fórmula", ela já tinha sido descoberta - não fomos os primeiros: é aquela que faz com que duas pessoas que se amam (independentemente da sua orientação sexual) continuem juntas e felizes ao longo da vida. Obrigado pelos parabéns e pelos abraços a rodos, que retribuímos!

Ophiuchus: obrigado pela parte que nos toca dos muitos parabéns que distribuíste... O "nosso" tempo e a "tua" augusta Braga também os merecem, sem dúvida! Quanto à viagem de há 24 anos, lembro-me que foi num Inter-Cidades e que o conceito era ainda novo para mim. Outros tempos... como, aliás, sublinho com o vídeo de «Disenchanted» - uma das coisas tremendamente novas de então e intensamente inspiradoras!!! Abc,

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Ao casal que celebra suas bodas de prata,

Minhas mais sinceras felicitações. Fico feliz com vossa felicidade. E só isso já basta, não? Eis a sorte de comunicar o amor: como escreveu Dante, na Divina Comédia, quanto mais se dá, mais se tem...
Muitos anos de alegrias mais!

Ruy A... disse...

Uauu 25 anos!
Muitos parabéns.
Em 1987 ainda eu andava a ser projectado e enquanto vocês começavam uma vida mas aqui ao lado em Braga... Apesar de mto diferente de há 25 anos atrás certamente Braga vos irá marcar para o resto da vida.
Grande abraço

Ikki disse...

Muitos parabéns! Não fazia ideia que estavam juntos á tanto tempo! :) Até fiquei ligeiramente emocionado imaginando que é possível estar tanto tempo com alguém desta forma (ok, é um bocado idiota da minha parte, eu sei!).
A minha admiração para vôces! E eu em 1987, bem, era ainda muito pequenino mesmo! :)
Abraço a ambos e parabéns!

Paula Antunes disse...

Muitos parabéns. Que venham 25 mais. :)

Luís disse...

Nota para todos: estamos a celebrar o 24º aniversário do nosso compromisso, já que só dentro de 6 meses fará 25 anos que nos conhecemos. Daqui a um ano mais celebraremos, então, as nossas "Bodas de Prata" :):)

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau): Obrigado pelo regresso, pelas palavras, pelos votos! Um abraço, se nos permite.

Ruy A...: Uauuu 24 anos, apenas! Braga marcou! Poderia lá ter sido de outra forma?... Abraço duplo,

Ikki: Há que crescer para aprender e aprende-se toda a vida. É quando sabemos já quase tudo que nos vamos "embora". Obrigado pelos mimos e faz os possíveis por mereceres a admiração de alguém que te seja muito especial. É assim que se constroem as bodas de prata e outras coisas belas! Felicidades e abraço,

Paula Antunes: Creio que és uma estreante no nosso blogue - bem-vinda! Também achei curioso seres do Porto e teres escolhido para o teu blogue o nome MY WAY - creio que nos oitentas o Porto tinha um bar "lésbico" com esse nome... E agora que venha mais 1, para depois, então, virem os 25 da conta :) Abraços pelos dois, felicidades,

Blog Liker disse...

Já vos leio há algum tempo e também não imaginava tanto tempo... São um exemplo de inspiração. E a imagem da estação... de partidas e chegadas, renova a esperança. Pelo menos, assim o vejo. Felicidades!!! Venham mais 25! :):) Abraços!

Luís disse...

Blog Liker: Que bom saber que do outro lado do monitor há ainda mais um que nos vai lendo - é que às vezes não sabemos por onde andam os amigos mais chegados e apetecer mesmo parar, como se não houve mais ninguém na linha!... Quanto ao exemplo que somos, esperamos para ver. E quanto mais se vir, melhor ;) Obrigado pelos votos de felicidades e - volto a lembrar - são ainda só 24!!! Abcs,

Sérgio disse...

é bom ouvir hitórias que perduram :-)
espero que a minha lá chegue.
abc

Luís disse...

sad eyes: é bom descobrir a amizade de mais alguém, apesar dos olhos tristes... Mas as histórias que perduram são as que se escrevem no dia-a-dia, as que não se deixam esquecer, ou apagar. E eu não posso crer que isso coincida com alguém "Born in 70's. Pai, gay... Entre Lisboa e o Alentejo." Seguramente que haverá aí pelo menos um história para seguir com os olhos bem alegres! Parabéns e felicidades ;)