2011/10/30

amplos bring out

Um grupo de pais e mães e familiares de homossexuais, bissexuais, transexuais e transgéneros que se propõe a lutar por uma sociedade mais justa, opondo-se a todas a formas de discriminação relacionadas com a orientação sexual e identidade de género fez ontem 2 anos, e estão de parabéns!

São conhecidos pelo nome de AMPLOS (que se costuma escrever só com minúsculas) e existem em Portugal. Porquê? Nas próprias palavras da Associação de Mães e Pais Pela Liberdade de Orientação Sexual e Identidade de Género porque "ainda falta muito para que o/as homossexuais, bissexuais, transexuais e transgéneros sejam aceites, assumam abertamente a sua identidade, exprimam livremente os seus afectos, tenham igualdade de tratamento jurídico e sejam pessoas de pleno direito, cidadãos com plena cidadania". Sabem que "a aceitação pelos pais e mães é um momento marcante, fundamental na própria aceitação como pessoa, um momento intenso para todos os envolvidos, um momento muitas vezes sofrido". Observam que "muitos pais e mães reagem de forma brutal pelas expectativas que criam em relação aos/às filhos/filhas, pelos preconceitos que circulam e abundam na sociedade, pela falta de informação resultante dos tabus que se têm perpetuado". Observando os pais e mães, estes "estão muito sozinhos, nem sempre sabem como agir da melhor forma, andam eles/elas próprios a aprender a exercer a parentalidade, andam a aprender a sair do seu 'armário' de pais, reprimem o desejo de escancarar a porta toda e celebrar o amor que sentem por esses filhos". A associação sabe "que para os pais e mães é difícil falar do/a seu/sua filho/a, falar das suas relações amorosas, falar dos seus projectos de vida" e querem "ser um grupo de pais e mães que se oiçam, esclareçam, acompanhem, apoie jovens homossexuais que tenham dificuldade na sua relação com pais e mães" e que "constitua um grupo de acção cívica ao lado dos seus filhos/as". Como pensam fazê-lo? "Procurando locais e pontos de encontro periódicos, definindo formas de acção, marcando de alguma forma presença em todas as formas de encontro que digam respeito a esta causa".
Esta ampla causa pode ser abraçada em qualquer ponto do País, contactando a linha de apoio que tem o número 918820063. Para mais detalhes, é consultar o sítio da AMPLOS, seguindo a ligação que fornecemos no título deste texto. À amplos (agora já grafado só com minúsculas) o nosso agradecimento pelo convite para o encontro de ontem, pela oportunidade que nos deram para expor a todos os presentes (e especialmente aos pais) um pouco da nossa experiência de vida e, mais do que tudo nesta altura, pelos seus 2 anos como colectivo, que se juntam a muitos outros de coragem acumulados tanto por pais como por filhos. Parabéns, uma vez mais!

6 comentários:

ψ Psimento ψ disse...

Foi de facto um dia muito interessante e tive o maior prazer em ter podido partilhar este encontro com vocês. Esperemos que a Amplos continue a superar barreiras e a crescer em Portugal. Um abraço

Luís disse...

Queridos amigos: obrigado pelo vosso comentário e simpatia. Da Amplos, nós esperamos o mesmo. E, já agora que a data está a chegar, que o Teo tenha uma boa viagem até ao outro lado do Atlântico. Por cá, se precisares, tens mais dois amigos à disposição. Um abraço para vós.

ψ Psimento ψ disse...

Luís e Gonçalo!!
Muito obrigado pelas vossas palavras. Quero que saibam que foi muito importante para nós ter-vos conhecido pessoalmente porque são um exemplo e um modelo a seguir na nossa opinião. Sempre ouvimos dizer que uma relação entre dois homens é difícil de manter sendo que no nosso caso a distancia ainda é uma agravante... Contudo, vocês estão juntos há 25 anos e superaram também vários obstáculos. Por isso, olho para vocês e vejo que é possivel, que quando se ama mesmo alguém, tudo se supera. Deixamos-vos um abraço e de nossa parte têm também dois amigos para o que for preciso. :)
André & Theo

Luís disse...

Obrigado!

João Roque disse...

A Amplos é uma instituição extraordinária que me merece o maior respeito.

Luís disse...

pinguim: Sim, eles têm muita força de vontade e são um grande apoio para pais, outros familiares de LGBTs e para todos nós. Obrigado à AMPLOS!