2006/07/06

sitges romântica

O modernismo marcou a Catalunha do início do século XX através das artes, onde a arquitectura teve um papel preponderante e Antoni Gaudí um expoente reconhecido em todo o mundo. Mas não é da Casa Milà ou da Sagrada Família ou mesmo do Park Güell — as obras maiores de Gaudí — que venho aqui falar, antes de outras obras, de outras edificações, que não ficam muito longe da capital catalã.
Com muito calor à porta e férias no horizonte, o meu destaque de hoje vai todo para a pequena localidade de Sitges, situada a uns 40 quilómetros ao sul de Barcelona (sudoeste, para ser mais rigoroso), onde no Verão de 2001 estivemos instalados alguns dias. Inicialmente, arrastados pela Drowned World Tour da Madonna (o meu companheiro é fã, já todos sabem, e eu vou atrás), escolhemos o Hotel Romàntic (na foto e no link) para ficar. Mas já era tarde demais, o hotel estava já cheio para as datas que nos convinham e acabamos num outro a uns 250 metros da praia, o Hotel Montserrat, agradável também mas bem mais modesto e convencional.
Já o mesmo não se pode dizer de Sitges: nos anos 60 foi o principal pólo da contracultura ao regime ditatorial de Francisco Franco; com a democracia desenvolveu-se e tornou-se num grande centro turístico do Mediterrâneo e, para nosso gozo, uma das maiores atracções gay de todo o mundo. Para quem ainda não conhece, Sitges é sol, praia, gente, gente bonita, muita gente, gastronomia, paisagem, discotecas, afectos, vício para quem o procura. Sitges é romântica e é obrigatória. É para ver e para rever. Para estar e para voltar. Bem acompanhado. Com tempo. Com antecipação.
Sitges é para se viver e recordar!

4 comentários:

dcg disse...

Com esta descrição, fica-se cheio de vontade de conhecer! Quando surgir companhia, vou-me lembrar! ;)

Anónimo disse...

Faltava dizer que uma das mais famosas praias urbanas é frequentada quase exclusivamente por homossexuais... Arranja companhia e vai até lá, pois nem sequer fica muito caro!...
E quanto às companhias, ainda: amanhã à noite vais ao Pride no Sá da Bandeira? Nós deveremos aparecer por volta da meia noite...
Abcs,

dcg disse...

Luís, estou a pensar ir sim! Ainda vou combinar com amigos. Era engraçado encontrar-vos por lá! :)

Gonçalo disse...

Olá dcg, o Luís não pode contactar agora mas eu vou mandar-te um e-mail com detalhes sobre amanhã no Pride. Até já.