Arthur C. Clarke nasceu a 16 de Dezembro de 1917 em Minehead, Somerset, Reino Unido. Escreveu grandes novelas de ficção-científica que despertaram o interesse do realizador de cinema Stanley Kubrick. A seu pedido dirige o argumento desenvolvido a partir do conto «The Sentinel» (escrito em 1948) para o filme «2001: A Space Odissey» que seria visto em 1969.Passados quase 40 anos, a novela e o filme (de onde se extraiu a imagem) acabaram por ser dois dos mais belos trabalhos da literatura do século XX e da sétima arte, revelando-se ainda cheios de actualidade, extraordinariamente cativantes e encantadores.
Arthur C. Clarke vivia desde 1956 em Colombo, no Sri Lanka, onde hoje faleceu aos 90 anos de idade. Pelo que de tão belo nos deixou, nós queremos deixar-lhe um (muito) obrigado!
5 comentários:
Junto aos vossos o meu agradecimento; "2001-Odisseia no espaço" ficará para sempre ligado não só a Kubrick, mas a Arthur C.Clarck também.
Abraços.
Um dos grandes escritores de F.C. do nosso tempo. Lembro-me que não perdia os programas dele na televisão. Ainda hoje me fascina aquela caveira de cristal.
Um abraço.
Amigos: eu não gosto muito de por isto ou por aquilo pegar da "caneta" e vir deixar homenagens por tudo que pode justificar. Mas ontem à noite, não sei por que acaso, apanhámos o «2001» num dos canais de satélite do prédio. Andávamos para comprar o DVD, mas como o que há no mercado é muito caro decidimos adiar e esperar um edição acessível. O filme continua a ser uma delícia mas hoje, ao almoço, soubemos da notícia pela TV. É uma homenagem espontânea e mais que sentida! Abraços,
Homenagem mais do que justa. É graças a visões de homens como Arthur C. Clarke que ainda vai sendo possível acreditar no génio da humanidade. Abraços, boa Páscoa.
Rato: Obrigado pelo teu reparo e pelos votos, que gostaríamos de te ter retribuído. Um bom fim-de-semana, agora, pelo menos! Abraços,
Enviar um comentário