2009/09/22

um homem... e o seu marido

Há muitos anos que vinha adiando a leitura de Armistead Maupin (sim, eu sei). Não houve razão nenhuma especial — quando me cruzei com algum dos seus livros não calhou, e quando se calhar lhes teria pegado não me cruzei com eles. Ou algo parecido. Há uns dias atrás, numa livraria, peguei no "Michael Tolliver Está Vivo", e na badana onde se resume a biografia de Maupin li, a terminar o texto, "Armistead Maupin vive em São Francisco com o marido, Christopher Turner". E eu pensei: ora aí está o que eu preciso, o livro de um autor que tem um marido. E é do Maupin, que vou finalmente ler. E estou a ler e recomendo a quem ainda não o fez, ler Maupin ou o "Tolliver". Mas esta entrada é mesmo sobre homens e os seus maridos. Não "companheiros", "colegas", "amigos" ou "namorados", mas MA-RI-DOS, como o "husband" com que Christopher Turner (o marido de Maupin) é também referido na legenda que acompanha a foto do autor na Wikipedia (que é a que utilizo nesta entrada). O termo "marido", no contexto do casamento entre dois homens, faz-me pensar na homofobia de quem propõe "contratos de parceria" (e na cretinice do director da revista GQ, que num inquérito do "Público" considerava que o casamento que "já é uma festa pirosa e foleira" seria levada ao exagero pelos homossexuais) — por que malfadado raio um homossexual não há de ter direito ao casamento? Com fraque, gravata branca, flores e bolo de noivo, se lhe apetecer... E por isto, porque para mim é importante que em breve se possa falar em Portugal sobre um homem e o seu marido, sobre mim e o meu direito a ter um marido, e porque acredito que uma vitória de Manuela Ferreira Leite nas eleições do próximo Domingo pode vir a significar anos (4, 10, quem sabe) de atraso na alteração da lei do casamento civil, é que eu vou votar PS. Há quem acredite que o voto no BE é o mais coerente com este desejo, mas o voto no BE (por fuga ao PS) pode significar a vitória do PSD. E eu não quero a Manuela Ferreira Leite mais o Paulo Rangel mais o Cavaco Silva, em trio, a ensombrar a minha vida. Pelo sim pelo não voto no PS, que desta vez não poderá escusar-se dizendo que a alteração não constava do programa, está lá bem clara — "(...) o compromisso do PS assenta em: (...) remover as barreiras jurídicas à realização do casamento civil entre pessoas do mesmo sexo" —, com o Miguel Vale de Almeida para o lembrar.

8 comentários:

João Roque disse...

Tenho os 4 livros sobre S.Francisco que Armistead escreveu e as fabulosas séries televisivas que daí nasceram.
Ele é realmente um exemplo magnifico de um homossexual casado.
Quanto ao resto, amigo Gonçalo, estamos conversados; inesperadamente, Cavaco "veio dar uma ajuda importante" e mostrou que, como Presidente é tão medíocre como foi como primeiro-ministro.
Manuel Alegre será, assim o espero, o próximo Presidente da Republica,e com o apoio do PS, gostaria eu...
Abraço.

Luís disse...

Eu estou nessa ;-)

Anónimo disse...

O Sr. Pinguim fez-me o favor de emprestar os DVDs da série (baseada nos dois primeiros livros) e que muito caíram no meu goto!

Posteriormente comprei o primeiro livro (queria saber os pormenores que ficaram fora da série) mas não tenho tido tempo para lê-lo... :(
Se calhar devia comprar o terceiro porque assim ficava com muito mais curiosidade. ;)

Boas leituras!

Gonçalo disse...

Olá pinguim e engine, este "Michael Tolliver Está Vivo" é muito bom, fico com vontade de ler outros.
Quanto ao volta-face do Cavaco, de tão prejudicial que foi para o partido dele, pergunto-me se não terá sido propositado — talvez ele saiba que tem mais hipóteses de reeleição com Sócrates no Governo do que com a MFL...

Anónimo disse...

Que pensamento tão maquiavélico, Gonçalo!
Que pensamento tão acertado... ;)

desabafos emocionais disse...

armistead maupin é um dos meus autores favoritos ;)

nao percas os restantes livros dele, que sao simplesmente geniais.

um abraço :)

paulo disse...

tenho dois romances dele. estão na lista. também não há motivo nenhum especial, excepto não ter tempo. já estive a espreitar as fotos dos dois e são de ficar encantado! e tem blogue e tudo! obrigado pela lembrança! não conhecia do marido o "gajo".

abraço e bom fim-de-semana!

Gonçalo disse...

Obrigado desabafos emocionais, és mais uma pessoa a confirmá-lo, e mais uma razão para querer ler mais.
Quanto a ti senhorito Paulo... um abraço, já sabes :-)