Ingredientes:2 postas de bacalhau
2 cebolas
3 dentes de alho
2 folhas de louro
2 colheres de salsa picada
1 pimento
2 batatas grandes
sal, pimenta, colorau e azeite q.b.
Será tudo cozinhado no microondas com grill que recebemos de presente pelo Natal, escolhido por nós e com a marca correspondente às iniciais dos nossos nomes (LG):
Começa-se por colocar no aparelho o bacalhau tapado, onde irá cozer por 2 minutos na potência máxima (900W), virando-se a meio do processo. Depois ficará a repousar durante 3 minutos, pelo menos.
Liga-se logo o forno, para que aqueça, enquanto num tabuleiro se colocam as cebolas em rodelas, os alhos laminados e as folhas de louro, fazendo aquilo a que habitualmente se chama de "cama" (e que nesta data especial soa tão bem). Por cima desta dispõe-se as postas de bacalhau antes cozidas, polvilhando-as com a salsa picada. Entre as postas coloca-se o pimento cortado longitudinalmente e sem atingir a base, com criatividade, para que no fim se pareça com uma flor. Ornamenta-se à volta com as batatas descascadas cortadas em rodelas largas, para que assem com o bacalhau. Tempera-se tudo com sal, pimenta e colorau ao gosto e rega-se com um bom azeite. Vai então ao forno aquecido, por 30 minutos, vigiando-se de vez em quando.
Prepara-se a mesa e o vinho, que deve ser um bom tinto. Havendo tempo, se não se deixar estragar o jantar pode-se aproveitar para saborear a dedicada companhia, com amor e constante imaginação.
Assim que o bacalhau esteja pronto vai de imediato à mesa, para que neste dia húmido e frio seja saboreado bem quente, como convém.
Após o jantar, a TV Cabo, no canal SIC Mulher, transmite mais um episódio da série «Queer Eye For The Straight Guy» (a versão americana, original, do banido «Esquadrão G» que passava na SIC normal). É às 23 horas e hoje não se pode perder para que a coincidência tenha mais significado.
Feliz S. Valentim, meu querido!
1 comentário:
PS - Um par de recomendações do dia seguinte:
1) Esqueci-me de usar a salsa (não se notou muito), mas ficaria melhor com ela;
2) Optei por fazer uma cozedura do bacalhau de 2 minutos e meio (o meio extra foi porque ainda estava um bocadinho congelado) mas, para a próxima, farei mesmo de 3 e em conjunto com o resto (para que as batatas fiquem mais suaves).
Tirando isso estava tudo delicioso.
Obrigado, Gonçalito!
Enviar um comentário