2010/04/15

a islândia tingida de cinza

O grande tema do dia é o cancelamento de voos no espaço aéreo de vários países europeus, devido às nuvens de cinza provenientes do vulcão do glaciar Eyjafjallajokull, que recentemente entrou em erupção no sul da Islândia (o país do nosso próximo destino de férias e, talvez, o da lua de mel). Como sempre, boas imagens e acontecimentos vistosos fazem grandes manchetes, mas talvez não haja assim tanto a noticiar se tivermos em conta que o vulcão regressa periodicamente à vida, com mais ou menos força, mas geralmente de forma prevista. Tanto que num guia de 2007 (o da Lonely Planet) já lá constava uma previsão para esta erupção de 2010 que, segundo dizia o jornal em língua inglesa The Reykjavík Grapevine "Nothing may change, and the eruption could continue for months. It could equally well stop tomorrow." Se a erupção durar por alguns meses, talvez faça parte das nossas recordações de viagem. O mais importante é que a montanha não nos impeça de levantar voo, de voar e de aterrar em segurança. Quatro vezes, (duas para cada lado), já que teremos uma escala técnica num dos aeroportos de Londres. Vamos dar tempo ao tempo, porque ainda temos muito tempo para isso!

(Nota: A ligação é feita para a página inicial do jornal onde surge um grande destaque à apresentação de «Go», o primeiro disco a solo de Jónsi, dos Sigur Rós, que teve lugar no Leather Bar. Para aceder à reportagem «Eruption News Roundup» deverá seguir-se a ligação por debaixo da imagem legendada «Eruption Report». Na reportagem mais recente (de onde foi retirada a imagem usada, que nos faz lembrar os cinzas e os vermelhos das telas de Mark Rothko) há uma animação que mostra a expansão da nuvem de cinzas que, segundo as previsões, não deverá atingir Portugal.)

2 comentários:

João Roque disse...

Mais uma vez, hoje pensei em vós; mas é natural, não acham?

Luís disse...

"Hoje" foi ontem e compreende-se bem porquê. Mas é natural, sim senhor, e ainda assim parece-me que vais ter de pensar em nós por mais uns quantos dias!... Abraços, bom fim-de-semana,