2006/01/11

dvds: depeche mode 101

Primeiro, Vince Clarke e Martin L. Gore formaram o duo French Look, em 1979. Depois mudaram-lhe o nome para Composition of Sound. Finalmente, em 1980, os Depeche Mode nasciam em Basildon, Essex (Reino Unido), com três rapazitos a dar o mais criativo de si: Andy Fletcher (guitarra e voz), Martin L. Gore (guitarra e voz) e Vince Clarke (sintetizadores e voz). O novo nome do grupo só seria firmado no ano seguinte, e retirado da conhecida revista francesa de moda, do mesmo nome. Ainda nesse ano, o trio afastou as guitarras para um segundo plano, tornando-se num grupo quase inteiramente electrónico. As mudanças foram reforçadas com a entrada de um vocalista: Dave Gahan (na foto, o quarteto de 1981, com Fletcher, Gahan, Gore e Clarke).
Mesmo apesar de tanta mudança, este era ainda o princípio. As "demos" em cassete não surtiam qualquer efeito nos meios editoriais da capital inglesa e o grupo mantinha-se quase permanentemente em ensaios privados e no aperfeiçoamento das suas canções pop que puxavam para a dança. Era um grupo estranho para a época, pois as correntes musicais apontavam ora num sentido menos dançável quando se falava de música alternativa, ora em direcção menos alternativa quando se falava de música de dança.
Foi pelo convite de um outro "desenquadrado" que os Depeche Mode tiveram um golpe de sorte: Fad Gadget, que gravava para a Mute Records, actuava em Londres e os "Depeche" foram convidados para fazer a primeira parte. O boss da Mute, Daniel Miller, viu-os pela primeira vez e gostou. O grupo foi contratado, fez alguns singles e um álbum, foi preparando outro, e tudo isto empurrou-o para a estrada e fez vedetas de cada um dos seus músicos. Pequenas ainda, mas vedetas mesmo assim.
Só que daí veio um problema: o principal teclista, Vince Clarke, era um "rato de estúdio". O que ele queria era compor e gravar, não actuar em palco, aqui, ali e além... Como tal, decide sair e formar a sua própria banda (de novo em duo, tal como antes acontecera nos The Assembly e nos Depeche Mode iniciais, agora de novo com os Yazoo, mais tarde com os Erasure, onde se mantém há muitos anos com Andy Bell).
Em 1988, os Depeche Mode procuram a sua afirmação nos Estados Unidos, onde eram já conhecidos e seguidos por uns quantos fãs. A 18 de Junho tocam em Pasadena e esse concerto, talvez o mais memorável da sua carreira longa e bem sucedida, ficou registado para a posteridade. No ano seguinte é editado como LP e CD duplos, sob o título «101», que correspondia à referência do disco na série da editora. Na mesma altura, os duplos áudio têm também edição equivalente numa cassete VHS.
Em 2005 surge finalmente a versão para DVD (o formato do momento), contendo como disco 1 o intitulado «101», ou seja o filme de D.A. Pennebaker, Chris Hegedus e David Dawkins, e como disco 2 o que foi designado por «Live at The Pasadena Rose Bowl June 18th 1988» e que corresponde ao concerto referido atrás. Por comparação com o duplo CD (a versão original, ainda numa elaborada embalagem "digipack") verifica-se a ausência dos temas «Sacred», «Something to Do», «Things You Said», «Shake The Disease», «Nothing», «People Are People», «A Question of Time» e «A Question of Lust». O CD original conta 20 temas e o DVD nº 2 apenas 12. Ficaram de fora, portanto, as 8 que referi, o que faz do duplo CD um formato complementar ao DVD, ou o contrário.
1988 foi há 18 anos atrás e já muito aconteceu no mundo da música e nos Depeche Mode. O grupo (agora de novo em trio, uma vez que Alan Wilder abandonou a formação, onde substituiu Clarke entre 1982 e 1995) mantém-se activo e em forma, actuando de novo em Portugal já a seguir em 8 de Fevereiro, no Pavilhão Atlântico (Lisboa). Um belo concerto será, certamente!
No que respeita aos nossos DVDs, com a chegada dos Depeche Mode os títulos disponíveis começados pela letra D ficam agora a ser (título / autor / género / lançamento / edição):
  • David Bowie: Best of Bowie / David Bowie / música / 2002 / 2002
  • Depeche Mode: 101 / Depeche Mode / música / 2005 / 2005
  • Dolls / Takeshi Kitano / drama / 2003 / 2003

Sem comentários: