2011/03/28

a nossa vitória

Parabéns ao arquitecto, que é do Porto, de Portugal e do mundo e que se acabou de saber ter vencido The Pritzker Architecture Prize 2011, que muito dizem ser equivalente a um Nobel da Arquitectura. O sítio oficial do prémio ainda não anunciou os laureados para este ano e a informação disponível foi avançada por fonte especializada, entretanto já confirmada pelo atelier do arquitecto português. Chama-se Eduardo Souto de Moura e a vitória dele é também a nossa vitória!

6 comentários:

João Roque disse...

Excelente notícia, sem sombra de dúvida.

Luís disse...

pinguim: É uma excelente notícia, ainda por cima num momento em que todos nós precisamos de Homens assim e de notícias assim! O orgulho, quando não é descomedido, não faz mal a ninguém ;)

Ruy A... disse...

É sem dúvida um grande prémio indivudual e para os portugueses. É um motivo de orgulho e que deveria servir para motivar o país...
Contudo um aspecto negativo é que o nome do prémio é não raras vezes substituído pelo "nobel da arquitectura", o que acaba por distorcer e não promover o verdadeiro prémio atribuído.
abraço :)

Luís disse...

Ruy A...: Sem dúvida que é importante que chamemos as coisas pelos seus nomes (felizmente, assim fizemos). Mas mais importante, ainda (assim creio) é este doce sabor de vitória. Um sabor que é raro (daí vem o mérito), mas não é único (como bem sabes e até já evocaste no teu blogue - o Aeroporto do Porto, por exemplo). O sabor "fadoso" da derrota é algo que deveríamos deixar bem longe. Ao contrário do fado, que é algo muito nosso, mas muito belo... Abraço, também :)

virgil disse...

orgulho tripeiro, também :')
ele é da cidade: o metro, as casas na Foz, a silhueta do Burgo, a Alfândega e da Cadeia da Relação recuperadas, a marginal de Matosinhos.. sim, orgulho :)

Luís disse...

pedro a.: Não temos tudo, mas temos muita coisa boa, com bom traço, boa assinatura, boa construção. Orgulho, claro :) Abraço,