2008/05/23

filmes à letra

Há 3 anos, o GRIP (Grupo de Reflexão e Intervenção do Porto da ILGA Portugal) apresentou o seu primeiro ciclo de cinema. Em parceria com a UMAR (União de Mulheres Alternativa e Resposta) o GRIP propõe-se de novo a apresentar um ciclo de cinema, que desta vez terá lugar no espaço Maria Vai Com As Outras (Rua do Almada nº 443, no Porto), com a porta aberta a quem queira entrar.
Em quatro fins-de-semana, a partir de 30 de Maio, Filmes À Letra será dedicado aos temas que representam cada uma das letras da sigla LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgéneros). Durando até 5 de Julho, o ciclo decorrerá nas noites de sexta-feira e sábado, após as 22h30, integrando oito filmes e quatro debates que acontecerão após os filmes de sábado. Para abordar a transsexualidade, a bissexualidade, o lesbianismo e a homossexualidade masculina, o programa de Filmes À Letra é o seguinte:

30 de Maio (sexta-feira)
«Boys Don't Cry»
(Transsexualidade / biografia, romance, drama.) O jovem Brandon muda-se para Falls City, onde encontra emprego, faz novos amigos, e conhece Lana, a namorada. Mas ninguém a não ser Brandon sabe que ele não nasceu da maneira que o imaginavam. Baseado numa história real. Óscar para Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária, Globo de Ouro para Melhor Actriz e Melhor Actriz Secundária. 1999, EUA, M/16. Realizadora: Kimberley Pierce. Elenco: Hilary Swank, Chloe Sevigny, Peter Sarsgaard, Brendan Sexton.

31 de Maio (sábado)
«Ma Vie en Rose»
(Transsexualidade / comédia, drama.) Ludo é tratada pelos pais, irmãos e professores como rapaz. Mas, num mundo de adultos confusos, só ela consegue ver com clareza suficiente para saber que nunca foi outra coisa que não uma menina. Globo de Cristal para Melhor Filme, Globo de Ouro para Melhor Filme Estrangeiro. 1997, França, Bélgica, Reino Unido, M/6. Realizador: Alain Berliner. Elenco: Georges du Fresne, Michèle Laroque, Jean-Phillipe Écoffey. No final, conversa com Nuno Carneiro (psicólogo, Faculdade de Psicologia do Porto) e elementos do GRIT (Ivo, Filipe, Luísa).

6 de Junho (sexta-feira)
«Gia»
(Bissexualidade / biografia, drama.) Um filme baseado na história de Gia Carangi, a primeira super-modelo. A beleza de Gia, recém-chegada a Nova Iorque, captura o olhar de uma agente, e ela ascende rapidamente no mundo da moda. Mas, ao mesmo tempo que se envolve com Linda, descobre que não consegue deixar de se sentir sozinha. Globo de Ouro para Melhor Actriz Principal e Melhor Actriz Secundária. 1998, EUA, M/16, 126 minutos. Realizador: Michael Cristofer. Elenco: Angelina Jolie, Elizabeth Mitchell, Eric Cole, Kylie Travis.

7 de Junho (sábado)
«Kinsey»
(Bissexualidade / biografia, drama.) Baseado na vida e trabalho de Alfred Kinsey, cuja pesquisa mudou para sempre a maneira como era vista a sexualidade. Globo de Ouro para Melhor Filme, Melhor Actor Principal, Melhor Actriz Secundária, nomeação para Óscar de Melhor Actriz Secundária. 2004, Estados Unidos/Alemanha, M/16, 118 minutos. Realizador: Bill Condon. Elenco: Liam Neeson, Laura Linney, Peter Sarsgaard, Chris O'Donnell. No final, conversa com Isabel Menezes (psicóloga, Faculdade de Psicologia do Porto).

20 de Junho (sexta-feira)
«Imagine Me And You»
(Lesbianismo / comédia romântica.) Rachel e Hector namoram há anos, e decidem finalmente casar-se. Pouco antes do casamento, ela conhece Lucy. A amizade vai crescendo, e Rachel não consegue deixar de pensar na nova amiga mesmo depois do casamento. Nomeado para Prémio da GLAAD de Melhor Filme. 2005, EUA/Inglaterra/Alemanha, M/12, 98 minutos. Realizador: Ol Parker. Elenco: Piper Perabo, Lena Headey, Matthew Goode, Celia Imrie e Anthony Head.

21 de Junho (sábado)
«Producing Adults»
(Lesbianismo / drama.) Venla quer engravidar, mas o namorado, Antero, tem medo que um filho comprometa a sua carreira. Ela acaba por pedir ajuda a uma colega na clínica de fertilidade, Sati, e entre as duas desenvolve-se uma relação que vai para além do profissional. Prémios FIPRESCI e Rosebud para o Melhor Filme. 2004, Finlândia/Suécia, M/12, 102 minutos. Realizador: Aleksi Salmenpera. Elenco: Kari-Pekka, Tolvonen, Minna Haapkyla, Minttu Mustakallio. No final, conversa com Maria João Silva (Associação para o Planeamento da Família).

4 de Julho (sexta-feira)
«The Bubble»
(Homossexualidade masculina / romance, drama.) Noam, um soldado israelita, conhece Ashraf, um jovem palestiniano, num posto de controle. Dias mais tarde, voltam a encontrar-se na casa que Noam partilha com Yali e Lulu. No meio do conflito, o amor nasce espontaneamente entre os dois. Prémio CICAE do Festival Internacional de Berlin e Melhor Argumento no Festival Internacional de Durban. 2006, Israel, M/16, 114 minutos. Realizador: Eytan Fox. Elenco: Ohad Knoller, Alon Friedman, Daniela Virtzer, Yousef Sweid.

5 de Julho (sábado)
«Wedding Wars»
(Homossexualidade masculina / comédia.) Ben pede ao irmão, Shel, designer de cerimónias, para organizar o seu casamento com Maggie. Shel descobre que afinal é Ben quem é responsável pelo discurso contra o casamento entre pessoas do mesmo sexo que o governador Welling, pai de Maggie, vai usar na sua campanha eleitoral. Shel fica indignado, e organiza uma greve! 2006, EUA/Canadá, M/12, 87 minutos. Realizador: Jim Fall. Elenco: John Stamos, Eric Dane, Bonnie Somerville, Sean Maher. No final, conversa com Gabriela Moita (psicóloga, Faculdade de Psicologia do Porto) e encerramento do ciclo.

A imagem por nós escolhida é retirada do filme «The Bubble».

4 comentários:

Anónimo disse...

Uma boa lista de filmes que eu desconhecia por completo...
Abraço grande
Miguel

João Roque disse...

Desta lista, apenas vi "Boys dont cry" e "The Bublle", ambos excelentes. O "Kinsey" tenho-o cá, mas ainda não vi e o "Wedding Wars", "encomendei-o" agora mesmo à mula...
Abraços e bom cinema.

Anónimo disse...

Desta lista, até ao Kinsey já vi todos. O primeiro é muito dramático. Fica-se revoltada.
Vou ver os outros com todo o gosto e esperar pelo último e debate com comentários da Gabriela Moita que admiro.

Luís disse...

Algbiboy: Numa "corridinha" fica o agradecimento pela opinião e pelo abraço, que aproveitamos para retribuir em direcção ao Algarve :-)

Ping: A tua mula deve ser mesmo uma grande mula. Que coisa! Abraço e até já, quase ;-)

Graça: Pode ser quer a gente se encontre por altura de algum dos "outros", já que não vamos poder estar em todos - há pelo menos 3 datas em que temos outros compromissos... Beijinho,