2008/05/17

stop homophobia

Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia. Pretende-se com ele combater todas as formas de repressão devida à orientação sexual ou à identidade de género, promovendo a igualdade de direitos e oportunidades entre os cidadãos, muitas vezes negada pelos próprios governantes.
Da mesma forma que foi criado e tem vindo a ser assinalado o Dia Mundial da Mulher, ou o Dia Mundial de Luta Contra a Sida, espera-se que o Dia Mundial de Luta Contra a Homofobia seja reconhecido nacional e internacionalmente no âmbito das lutas de defesa dos direitos humanos e também assim promover ou reforçar um símbolo das lutas LGBT de todo o mundo.
O reconhecimento deste Dia Mundial traria à discussão valores enraizados nas sociedades, mesmo nas mais evoluídas, apelando ao direito universal de escolha da orientação e da identidade sexual, acentuando a necessidade de reformular os direitos dos cidadãos.
A ILGA Portugal propõe este ano uma petição internacional por um dia mundial de luta contra a homofobia — por isso, no título há uma ligação para a ILGA onde poderão ser consultados todos os detalhes sobre a proposta do Dia Mundial Contra a Homofobia. A imagem do lado — com o título "STOP: Homossexualidade NÃO é uma doença!" — foi editada a partir do cartaz oficial do Canadá para assinalar em 2008 o Dia Internacional Contra a Homofobia.

5 comentários:

João Roque disse...

Todos os dias deviam ser declarados "Dia Mundial da Luta Contra a Homofobia".
Abraço.

Special K disse...

Já vi a petição e já está assinada.
Um abraço.

Anónimo disse...

No Brasil, enquanto os movimentos Gay's forem regados a "sunguinhas e Paetês, acho que isso não muda, todo os dias temos noticias de atitudes homofóbicas, muito triste isso pois antes de gay, somos seres humanos .

Ps, mandei o link das fotos no seu e-mail você recebeu ??

MrTBear disse...

Talvez um dia deixe de fazer sentido.....

Luís disse...

Pinguim: Todos os dias deveriam ser dias "normais" para os homossexuais, yes! Abc,

Special: Obrigadão, em nome da petição! Abc,

Mariposo-L: Folclore há e haverá sempre em todo o lado, mesmo nos meios heterossexuais. O necessário é que socialmente se estabeleça e reforce que homossexual é tão normal quanto heterossexual. Ponto, final!
As fotos chegaram, obrigado, mas ainda não houve tempo para responder. Vai em breve..., okay?
Abcs,

MrTB: Talvez. Esperamos que esteja tudo bem como sempre, convosco. :-) Abcs,