2008/05/05

meme

Façam todos de conta que também não respondi a mais este desafio, mas (como que seja uma resposta em privado para os mariposos) aqui fica o que me ocorre dizer-vos:

1) Por que resolveu criar o blog?

Ele começou a 20 de Outubro de 2005. Nessa altura, eu e o meu namorado (o Gonçalo) passávamos muitas horas separados, ou então um de nós estava disponível para falar com o outro, mas o outro não. Foi por isso que me ocorreu abrir o blogue. Era uma forma de deixarmos mensagens, de aprofundarmos sobre assuntos que a um interessasse e que o outro dessa forma poderia acompanhar mais tarde e de forma aberta a terceiros (amigos em comum e não só). Servia também para exercer trabalhos de investigação sobre o nosso passado e sobre assuntos que nos interessassem e que não conhecêssemos suficientemente. Fomos fazendo isso ao longo do tempo, se bem que muito tenha entretanto acontecido. As razões que nos fazem hoje continuar as postar talvez sejam já um pouco diferentes das originais...

2) O que te dá mais prazer em blogar?

Não criei o blogue para fazer novos amigos. E muito menos para conhecer cara-a-cara outras pessoas. Mas tudo isso já aconteceu — e ainda bem! Num mundo cheio de diversidades o que me daria mais prazer seria conhecer alguém com quem fizéssemos uma amizade muito forte, muito especial. Estilo a peça do puzzle que fica ao lado. Mas por uma razão ou por outra (sexualidades, distâncias, gostos pessoais, relacionamentos) isso acaba por nunca acontecer. É uma espécie de utopia, uma quimera sem desfecho.

3) Indique um blog bom e um blog que você não gosta (essa vai ser difícil) e porquê?

Ambas são muito difíceis. Porquê? Porque nuns gosto só do conteúdo, noutros só das pessoas, noutros só do aspecto e, por outro lado, também há alguns em que só não gosto do conteúdo, ou só não gosto das pessoas, ou só não gosto do aspecto, para além dos que combinam valores de forma diferente. É muito difícil escolher apenas um par deles para corresponderem a cada género. Se tem que ser, atendendo a alguns detalhes eu, neste momento, escolho os blogues Reflexões de Um Cão Com Pulgas... e Voz do Deserto, mas vocês é que terão que distinguir qual é o que leva a minha apreciação positiva e qual o que sobra.

4) Qual tipo de música, e quais suas bandas favoritas?

Acho que sobre isso já se escreveu aqui muito. E muito mais haverá de se escrever! Mas eu gosto essencialmente de música criativa, de atitudes, de projectos e ideais. Não tenho muita cabeça para rock pesado ou qualquer género de ruído musical. Mas não me incomoda nem um, nem outro, desde que não sejam gratuitos. Por exemplo, ainda neste fim-de-semana vi em concerto no Porto o grupo "industrial" Einstürzende Neubauten (que eu já conhecia muito bem de vários discos e do qual fiquei a gostar um bom pedaço mais) — a sua evocação do dadaísta Hugo Ball (o da imagem é mesmo o original de 1916) não foi ligeira e foi feliz! Mas gosto também de dançar, de mexer o corpo e vibrar pela noite dentro. Para isso, não sou muito exigente no que respeita à música, basta-me a excelente companhia do Gonçalo. Bandas favoritas? É só ler umas quantas entradas atrás, e atrás, e atrás...

5) Qual o assunto que você mais gosta de postar?

Não sei! É difícil de responder. Faço-o sobre o que me apetece na altura e, portanto, todos os assuntos a que me dedico são do meu agrado. Há coisas sobre as quais também gostaria de escrever, mas tenho algum pudor. Sobre as relações em família, sobre detalhes muito concretos que impossibilitariam alguma privacidade que ainda preservamos e defendemos. Sobre sexo também dá muito prazer, é claro :-)

6) Se aqui nevasse você usava esqui?

Se aqui nevasse eu usaria o que fosse necessário para sobreviver na neve e certamente usaria um par de esquis, mas não talvez um esqui simples tipo prancha. É que além da vertigem (que se aprende a controlar, como no skate que em adolescente ainda usei) também sou um pouquinho friorento (é melhor dizer que gosto do calor, do sol e da praia) e isso é mais que suficiente para repelir a ideia. Mas se cá nevasse, fazia-ska-ski...

7) Você é: casado, solteiro, separado, enrolado, desquitado, chutado, viúvo ou outros?

Legalmente sou solteiro, mas dentro em breve espero pedir a união fiscal com o meu companheiro e, mais tarde, tenho a esperança de poder viver com ele uma união civil equiparada à dos casais heterossexuais.

8) Por que você deu este nome ao seu blog?

Na altura em que criei o blogue, eu morava numa rua cujo nome se poderia traduzir por Gay Field. Então, tendo em conta qual era o objecto do mesmo, pareceu-me que soaria muito melhor do que Campo Alegre e ficou. Só isso... :-)

9) Qual foi o último blog que você visitou?

Foi o Mariposo, pois tinha que ir buscar o questionário para responder aqui.

10) Porque resolveu participar deste meme?

Porque achei piada à ideia do desafio vir do Brasil e porque gosto de imaginar que desse lado do Atlântico há um casal de maridos/esposos que talvez se pareça connosco, apesar de haver alguma diferença de idades. Por mim, esse convívio é saudável e merece ser mantido. Daí a minha disponibilidade e entrega séria às questões colocadas. Mas como não gosto de ser empurrado para cadeias de espécie nenhuma — é sabido —, não vou escolher ninguém para lhe dar seguimento. Se alguém decidir aproveitar a ideia e também responder a estas 10 questões, que siga e nos comunique aqui. Para todos, beijinhos ou abracinhos...

E para quem não saiba, segundo a Wikipédia meme é um "termo cunhado em 1976 por Richard Dawkins no seu bestseller controverso «O Gene Egoísta», é para a memória o análogo do gene na genética, a sua unidade mínima. É considerado como uma unidade de informação que se multiplica de cérebro em cérebro, ou entre locais onde a informação é armazenada (como livros) e outros locais de armazenamento ou cérebros."
Está-se sempre a aprender!

7 comentários:

Pedro Aniceto disse...

Fiquei sem saber em que categoria me encaixei... ;)
Abraços e obrigado pela referência.

Luís disse...

Pedro: Agradeço-lhe o comentário e o abc, antes de mais. Sabe, eu acreditava que rapidamente chegaria cá e até nem me enganei! Homem das grandes tecnologias, da Apple, não é?... Quanto à "categoria" a que se refere, eu já me expliquei e parece-me mais do que suficiente: será cada um que terá "que distinguir qual é o que leva a minha apreciação positiva e qual o que sobra" — o que, para qualquer dos "distinguidos", nem deverá ser muito difícil de avaliar...
/-:

Special K disse...

Gostei deste vosso meme. estas coisas ajudam sempre a conhecermo-nos melhor.
Um abraço.

João Roque disse...

Acho uma delícia, o desafio que lanças sobre qual dos dois blogs está na categoria adequada, e também como complemento, o "remate" do teu comentário a P.A.
É tão óbvio, não é?????
Abraços.

Anónimo disse...

Gostei, fiquei contente de você ter apreciado, acredito que agente de um forma ou outra distribui esse " meme ", a blog que gostamos, então como que faz o blog são vocês conclui-se que gostamos de você :)))

Obs, eu acreditava que "Gayfield" era algum trocadilho com " Garfield " ....kkkk

Anónimo disse...

Gosto dos EN desde o início. Mas para uma banda que começou numa área da música indie- o indústrial- irremediavelmente datada, eles souberam fazer uma evolução muito feliz para sonoridades mais melódicas, sem deixar de utilizar toda a parafernália instrumental que os caractrizava.

O 'cão com pulgas'...macaddicts? lol

Luís disse...

Special: Também foi por isso que lhe peguei. E pela oportunidade de falar de coisas de que me apetecia falar. Para não dizer nada, quem sabe!?... Abraço, amigo!

Ping: Julgo que entendo o que tu queres dizer (escusas de mo explicar), mas para quem não entenda eu sugeria por exemplo que pesquisassem em cada blogue a palavra "gay". Não sei se por aí se chegaria enfim a alguma conclusão, mas seria uma boa perspectiva para a avaliação de uns quantos. Depois, ambos são óptimos blogues e também são suficientemente radicais. Eu acho!... E têm uma coisa em comum: a maçã que foi de Adão e Eva num caso e da Apple Macintosh no outro. O importante é divulgar, o resto é com cada um de vós ;-)

Mariposo: Nós também gostamos de vocês. Claro que é recíproco :-) O trocadilho já nos tinha ocorrido, mas sem intenção quando o nome foi escolhido. Depois há as variantes, que também são muito bem conseguidas pelo que quero crer... A vossa (de mariposo = marido + esposo) é que nunca me tinha ocorrido. Eu pensava que fosse mais algo do género do masculino de mariposa (uma borboleta, já que a borboleta é também um símbolo da homossexualidade). Vão voltando, ok? E explorem muito esse vosso amor!

Rui: Vamos ter de responder aos teus comentários avulsos em 'postagens' mais antigas. Mas isso pede um bocadinho mais de tempo! Sobre os EN só te posso dizer que fiquei a gostar mais agora, porque dantes só gostava de algumas coisas. Vou ter que reouvir tudo o que tenho e não só. Afinal é para isso também que vamos aos concertos, não é?!... Já agora, por cá é Mac em casa e Windows no trabalho. O primeiro por escolha antiga, o segundo por imposição. Mas funciono bem com os dois :-) Abraços,