2007/01/04

adalberto libera: beleza mediterrânica

Para quem gosta de casas invulgares, a Casa Malaparte situada na Punta Massullo da ilha italiana de Capri é uma boa escolha: aumentem a imagem e vejam-na, na majestade dos seus 69 anos de idade. Foi concebida por volta de 1937 pelo arquitecto Adalberto Libera (1903-1963). O seu dono original, Curzio Malaparte, foi um jornalista e escritor que documentou as mudanças políticas e culturais da Itália dos anos 1930-50, inicialmente estando com Mussolini e, depois, com os Aliados. A imensa casa que encomendou a Adalbero Libera continua lá e pode ser localizada com ajuda de navegadores geográficos como o Google Maps: é ver em 40°32′44″N e 14°15′37″E. Há nela uma larga escadaria de um vermelho quente, que é marcante. Eleva-se na falésia como se se tratasse de um obelisco deitado. Após a morte do seu proprietário, a villa foi abandonada e negligenciada, sofrendo estragos significativos. Jean-Luc Godard mostra-a num filme em 1963, mas o primeiro restauro aconteceu apenas no final dos anos 80. Hoje é um belo imóvel onde se mantém muito do mobiliário original (ver mais aqui). Quem me dera olhá-la de fora e de longe que fosse, com uma companhia romântica, a partir de um pequeno iate.

Importado do blogue l'avion rose

8 comentários:

Anónimo disse...

Que sítio incrível para plantar uma casa! Só o Malaparte e poucos mais! «A Pele» e «Kaput» são romances fabulosos!
Quanto ao teu desejo, quem o recusaria?... :-)

Anónimo disse...

Confesso que não conheço a obra de Curzio Malaparte, embora já tenha ouvido referir o «Kaputt» há umas duas décadas atrás. Um destes dias vou procurá-lo numa livraria. Mas quem sabe se entretanto algum bom amigo não quererá fazer uma entrada sobre o assunto ;-)

Anónimo disse...

Ric, tinha mesmo que ser ele, referiu dois dos mais marcantes livros da minha juventude: "A pele" e "kaputt".
Pena que Malaparte seja um escritor hoje em dia pouco lembrado.
Se não estou em erro, houve uma adaptação cinematográfica de um destes livros por Lilianna Cavanni...
Quanto à casa, um espanto!

Anónimo disse...

A casa... um espanto!
Malaparte... se calhar deveria mesmo conhecer melhor, e vou fazer por isso.
Abraço,

Anónimo disse...

Estive em Capri este Verão, mas metade de um dia foi pouco para explorar tanta beleza... Não vi a casa Malaparte, será então mais um motivo para voltar lá... Obrigado pela recordação desses tempos de mediterrânicos aromas*

Anónimo disse...

Vejo que é um viajante nato, seja só pelo prazer ou por qualquer outra circunstância. "À busca da verdade e da liberdade..." Parabéns e bom regresso a Capri, meu amigo!

Anónimo disse...

Agradeço! Que as viagens interiores e exteriores sejam a face da mesma moeda, a rolar no mesmo caminho de deslumbramento!
Abraço Xara

Anónimo disse...

Abraço daqui e volta sempre!