2007/01/25

a star is born

Um título do género «My name is Craig, Daniel Craig» ou «James Bom» passou-me pela cabeça, claro, mas impõe-se algo mais forte e, juntando-me ao coro da mais do que justificada nova legião de fãs, algo mais gay. Não é só a imagem do novo Bond a emergir do mar em calções de lycra em mimetismo de Ursula Andress no primeiro filme da série ou, como já foi sugerido, em subliminar sugestão de um nascimento de Vénus. Nem é só a provocação do actor, li algures, ao declarar que não se importaria de filmar uma cena gay num filme da série 007. É sobretudo uma particular impassibilidade representada numa personagem muito mais consciente da sua sexualidade, que transcende a natureza hetero das relações filmadas, e se afirma como sedução dirigida potencialmente aos dois sexos. O corpo do novo Bond aparece nu (não integral, mas o actor afirmou que não o recusaria) atado a uma cadeira a que se retirou o assento de palha, e os seus pés são incluídos nos enquadramentos repetidas vezes, até numa cena em que Bond ao telefone com M toca distraidamente o pé — não me queiram convencer que é por acaso... ou talvez sim, talvez eu seja suspeito. Mas a acção é de tirar o fôlego e os diálogos estão repletos de gemas como: (em resposta ao famoso "shaken ou stirred?") "do I look like I give a damn?". No, of course you do not, darling.

4 comentários:

Anónimo disse...

Daniel Craig tem o condão de me excitar, e eu não sou uma pessoa que vá muito à bola por actores bonitos ou bem encorpados.
É isso tudo, mas também uma forma de estar, provocante, apelativa.
Esta foto é um espanto...
Sobre a sua nudez, já a exibiu totalmente há anos, no filme "Love is the devil", onde protagonizava o amante do pintor Francis Bacon.

Gonçalo disse...

Pois é pinguim, ele também tem esse efeito em mim. De certa forma faz-me lembrar o estilo do Clive Owen, que também foi considerado para o papel e que vi pela primeira vez no filme «Bent». «Love is the Devil» fica na mira para um dia destes.

RIC disse...

Excelente texto, este! Adorei como soubeste levar a água ao moinho! E esta foto, tanto quanto já vi, faz parte de uma série espantosa...
Eis que o James Bond descobriu - ou está prestes a descobrir - que há mais «coisas» sob o sol...
Obrigado, Gonçalo!
Abraço! :-)

Gonçalo disse...

Assim até fico sem jeito, ric :-) De qualquer forma quem agradece sou eu. Abraço!